Guaxupé terá duas atletas representando a cidade na etapa final do JEMG

Duas guaxupeanas irão representar a cidade na etapa estadual dos jogos, competindo na modalidade xadrez feminino.

Guaxupé terá duas atletas representando a cidade na etapa final do JEMG
O principal objetivo da competição é servir como ferramenta pedagógica - Foto: Divulgação

A etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) chegou ao fim após um mês de competições entre quase 10 mil atletas. Agora, duas guaxupeanas irão representar a cidade na etapa estadual dos jogos, competindo na modalidade xadrez feminino. No Módulo 1 será Amanda Duarte Soares Mariana, aluna da Escola Interativa, e no Módulo 2, Maria Eduarda Barbetta Silva, aluna do Colégio PHD.

A penúltima etapa dos Jogos foi disputada em seis regiões do estado e agora os finalistas se preparam para a etapa estadual da competição, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

O Governo de Minas anunciou os classificados para a etapa final do Jemg, que é dividida em dois momentos. O primeiro deles é realizado entre os dias 15 e 21/7, quando serão disputadas modalidades paralímpicas além do judô, atletismo e natação. Já no período de 5 a 11/8, serão disputados jogos convencionais, nos quais atletas de escolas de Minas Gerais vão definir as competições coletivas e individuais.

Os vencedores das duas etapas irão representar Minas Gerais nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar, nos Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, e nas Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

“Tudo o que foi realizado nas etapas microrregional e regional se consolida na disputa final. Agora, vamos conhecer os campeões depois de uma semana de muita disputa e de fortalecimento do esporte no nosso estado”, pontua Tomás Mendes, subsecretário de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG).

O Jemg é promovido pela Sedese-MG, por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE/MG). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

O principal objetivo da competição é servir como ferramenta pedagógica para valorizar a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens estudantes-atletas, de forma educativa e democrática. Além disso, a competição proporciona o aperfeiçoamento de capacidades e habilidades indispensáveis ao processo de formação e de desenvolvimento humano dos estudantes.

A etapa regional dos jogos foi disputada entre junho e julho deste ano, nas cidades de Oliveira, Curvelo, Extrema, Araguari, Ubá e Caratinga. Mais de 2 mil jogos foram realizados nas seis sedes.