Turnê de Teatro de Bonecos traz cultura e educação para Guaranésia e Guaxupé
No formato de aula-espetáculo, o mamulengueiro Chico Simões compartilha a riqueza do Teatro Popular de Bonecos do Nordeste, um patrimônio cultural brasileiro.
A Companhia Mamulengo Presepada, com sede em Taguatinga, Brasília, está em turnê com o projeto "Mamulengo Circuladô", apresentando o teatro de bonecos "O Romance do Vaqueiro Benedito". Financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), cada cidade visitada recebe duas aulas-espetáculo gratuitas.
Em Guaranésia, a primeira apresentação ocorre no sábado, 3 de agosto, no Ponto de Cultura Espaço Máscaras Cultural, com interpretação em Libras. No domingo, dia 4, o teatro de rua será na Praça Dona Sinhá, ambos os espetáculos começando às 16h.
Já em Guaxupé, a companhia se apresentou em julho na 3ª Colheita Cultural da Fazenda Tulha. Agora, as duas aulas-espetáculo acontecerão na Escola Municipal Olympia Leite Ribeiro, núcleo rural São João, no dia 5 de agosto, às 10h e 15h, com entrada gratuita para a comunidade.
Após Minas Gerais, a turnê segue para São Paulo capital, passando por três cidades no Rio Grande do Sul e encerrando em Florianópolis e outras cidades do interior catarinense. A turnê, que começou em Goiânia, completará seu trajeto por cinco estados e três capitais até o fim de agosto.
Aulas-espetáculo promovem cultura popular
No formato de aula-espetáculo, o mamulengueiro Chico Simões compartilha a riqueza do Teatro Popular de Bonecos do Nordeste, um patrimônio cultural brasileiro. A história segue o vaqueiro Benedito, a donzela Margarida e o boi Estrela em sua fuga da fazenda do capitão João Redondo, com influências da Commedia Dell'Arte e referências a personagens mitológicos e animais simbólicos.
O músico Daniel Carvalho complementa a peça com ritmo, emoção e humor, reforçando as críticas sociais e mensagens educativas. Com mais de 30 anos de carreira, Chico Simões, mamulengueiro, ventríloquo, palhaço e mágico, já realizou mais de 2.500 apresentações em 25 países. Agora, Guaxupé e Guaranésia terão a oportunidade de receber esse espetáculo internacional.
Comentários (0)
Comentários do Facebook