Eleições 2024: bastidores da política indicam seis nomes à disputa para Prefeitura de Guaxupé

Veja os nomes que circulam nos bastidores da política que pretendem disputar o pleito este ano para a Prefeitura de Guaxupé.

Eleições 2024: bastidores da política indicam seis nomes à disputa para Prefeitura de Guaxupé

Em ano eleitoral, é comum ouvir nomes de pré-candidatos a prefeito em cada canto da cidade. A sete meses das eleições municipais, até o momento, surgiram seis pretendentes a candidatos ao posto de chefe do Executivo municipal. Informações de bastidores dão conta que o atual prefeito, dr. Heber Quintella, não disputará a reeleição.

Segundo estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 152 milhões de brasileiros devem voltar às urnas no domingo, 06 de outubro de 2024, para a escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. 

Veja os nomes que circulam nos bastidores da política que pretendem disputar o pleito este ano para a Prefeitura de Guaxupé:

Éverton de Lima Oliveira

Em dezembro do ano passado, Dr. Éverton Lima Oliveira, lançou sua pré-candidatura pelo Partido dos Trabalhadores. Em 2020, ele concorreu para a prefeitura de Guaxupé obtendo 1.037 votos, ficando em 3ª colocação.

Éverton é natural de Guaxupé. Graduado em medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Gustavo Vinícius

O atual vereador e presidente do partido Solidariedade confirmou a nossa reportagem a sua pretensão em concorrer como prefeito nas eleições deste ano. Gustavo Vinícius Silveira de Paula obteve 269 votos nas eleições de 2020 ingressando na Câmara de Guaxupé. Em 2022 concorreu como Deputado Federal e obteve 3.629 votos, não suficientes para ser eleito.

Gustavo é natural de São José do Rio Pardo (SP), tem 33 anos, é formado em engenharia civil. Já trabalhou como feirante ajudando seus pais, em feiras em Guaranésia e Guaxupé. Também já foi empacotador e repositor em supermercados. Como vereador abraçou a causa animal criando projetos como o Sus Animal. Também encabeçou projetos voltados a agricultura familiar.

Jarbas Corrêa Filho

Eleito duas vezes com o prefeito de Guaxupé, Jarbinhas como é conhecido, está sendo o nome com maior apoio da grande parte dos partidos. Em 2012, recebeu 9.930 votos, sendo reeleito em 2016 com 53% (14.621 votos), em ambos os pleitos ele estava coligado ao Partido da Social Democracia do Brasil (PSDB).

O empresário Jarbinhas é natural de Nova Resende, tem 56 anos, ficou 8 anos a frente da prefeitura de Guaxupé. Em entrevista para a Revista Mídia ele revelou que a possibilidade de se tornar prefeito de Guaxupé surgiu de uma autocobrança do empresário para com a cidade que escolheu para viver, construir sua família e gerir seus negócios. Veio para Guaxupé na década de 60 para trabalhar com o avô, Abílio Corrêa, no Armazém São João.

Embora não tenha concorrido a nenhum cargo político antes de ser eleito prefeito em 2012, Jarbinhas sempre foi consultado pelos prefeitos Heber e Abrãozinho nas elaborações dos planos de governo para a cidade e sobre tomadas de decisões importantes.

A administração Jarbas Corrêa Filho atravessou, pelo menos, 3 severas crises econômicas, sejam em nível nacional, seja estadual. E também passou pela pandemia do Coronavírus.

Conforme apurado por nossa reportagem ele já possui apoio de três partidos, são eles: PSD, REDE, Avante, PODE e PL.

João Fernando de Souza

Atualmente está como vereador de Guaxupé, por três mandatos consecutivos. Nas duas últimas eleições acabou sendo um dos mais votado da cidade. João Fernando confirmou a nossa reportagem a sua pretensão ao Executivo.

Natural de Guaxupé, tem 58 anos, foi office-boy do Banco Nacional, onde trabalhou por 15 anos, até chegar à gerência. Por dois anos trabalhou no supermercado da Cooxupé e atualmente é Gerente da Unimed Guaxupé. É bacharel em direito, geografia e técnico em contabilidade. Fez parte do Conselho de Administração da FUNDEG por 18 anos, voluntariamente.

Jorge Batista Bento da Paz

Atualmente com 42 anos, o ex-jornaleiro, pipoqueiro e vendedor de flores, aos 18 anos, quando era office boy se candidatou pela primeira vez, sendo eleito o vereador mais jovem de Minas. Exerceu quatro mandatos como vereador, sendo até hoje, o vereador recordista de votos em Guaxupé e na microregião da AMOG (1.742 votos em 2004 e 1.334 votos em 2008). Foi também o presidente de Câmara mais jovem da história de Guaxupé (biênio 2009/2010).

Jorginho também chegou a concorrer algumas vezes, ao cargo de deputado, obtendo aproximadamente 17 mil votos nas eleições de 2006 e 2010, quando chegou a ocupar a 1ª suplência de sua coligação, para a Assembleia Legislativa.

Além da vereança, Jorginho trabalhou no alto escalão do Governo de Minas, na gestão do ex-governador Antônio Anastasia e também atuou como assessor parlamentar na Câmara Federal.

Jorginho é advogado e também possui formação em gestão pública. É pós-graduado em direito público, economia, psicologia social, filosofia, sociologia, ciências políticas e relações internacionais. Mais recentemente, concluiu licenciatura em história e também geografia.

O pré-candidato a prefeito de Guaxupé ficou em terceiro lugar nas eleições municipais de 2020, recebendo 4.511 votos.

Marcelo de Araújo Cunha

Conhecido como Marcelo da Vigilância, tem 56 anos, o atual vereador recebeu 447 votos na última eleição municipal. Apesar de ser um nome cotado a pré-candidatura a prefeitura de Guaxupé, há um movimento para que Marcelo e Gustavo Vinícius criem uma chapa, ainda a ser decido quem sairá como prefeito e vice. Marcelo não respondeu a nossa reportagem.

 

Partidos

Nossa reportagem também apurou com os presidentes dos atuais partidos de Guaxupé inscritos no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias, da Justiça Eleitoral, suas principais apostas para concorrer à prefeitura.

  • De acordo com o presidente do Avante, Donizetti Luciano dos Santos, o partido está apoiando a pré-candidatura do ex-prefeito Jarbinhas.
  • A presidente do PDT, Salma Regina Gallate, preferiu não se pronunciar no momento.
  • Silvia Maria Ribeiro do Vale, do PL, expressou apoio à candidatura de Jarbinhas, inclusive, houve convite para ele filiar-se ao partido.
  • Caso se confirme, o Podemos irá apoiar a pré-candidatura de Jarbinhas, segundo Gustavo Amidani Calil, presidente do partido no município.
  • “No que diz respeito a chapa majoritária, não apenas pelos compromissos assumidos pelo partido em suas instâncias superiores, mas principalmente, pelo compromisso e responsabilidade de nosso grupo político perante a população de Guaxupé, que almeja uma mudança de verdade no Executivo Municipal, certamente o PSB estará na disputa pela Prefeitura. Já deixei meu nome a disposição do partido e estamos conversando com outras agremiações partidárias. Além do meu nome, o PSB também conta com outros importantes quadros no partido, como o do presidente do Clube Guaxupé, José Marcos de Oliveira (secretário do PSB) e do ex-vereador Silvio César de Almeida, que está se filiando conosco”, disse Jorginho.
  • Valter Paulazini, do PSD, disse que apoia a pré-candidatura de Jarbinhas.
  • “Nós já definimos que lançaremos uma chapa completa para a eleição para a Câmara Municipal. Quanto a lançar candidatura a prefeito, ainda será objeto de estudo junto a nossa a nossa executiva municipal, ainda estamos tratando desse assunto com os nossos filiados”, revelou o presidente do PSDB, José Aparecido de Oliveira.
  • Já o REDE, também irá apoiar Jarbinhas, segundo Clayon Roberto Augusto Ferreira.
  • “O Republicanos tem interesse em lançar ou apoiar candidato a prefeito, e lançaremos uma chapa de vereadores. Quanto a candidatura a prefeito, ainda iremos reunir a comissão executiva para definir qual caminho devemos tomar, estamos nas conversas iniciais com nossos filiados. Mas, estaremos presentes nas discussões para uma pretensa candidatura, e devemos nos posicionar possivelmente na segunda semana de abril”, disse o presidente, Newton Moura de Mesquita Filho.
  • O presidente do Solidariedade, Gustavo Vinícius Silveira de Paula, já lançou a sua pré-candidatura.
  • O presidente do União Brasil, Maurício Bittar Nehemy, não respondeu a nossa reportagem.