Em pouco mais de 3 meses, CAC emite quase 500 novas identidades

Serviço começou a funcionar no dia 5 de julho e é o mais procurado no Centro de Atendimento ao Cidadão.

Em pouco mais de 3 meses, CAC emite quase 500 novas identidades
A emissão do RG é o serviço mais procurado no centro - Foto: Divulgação

Desde o dia 5 de julho deste ano, o Centro de Atendimento ao Cidadão-CAC, da Câmara de Guaxupé, oferece o serviço de emissão da nova carteira de Identidade. Em mais de 90 dias, já foram emitidas 485 novas identidades pelo CAC, uma média de cinco por dia. Desde então, a emissão do RG tornou-se o serviço mais procurado no centro.

De acordo com o coordenador do CAC e responsável pela emissão do documento, Ericsson Monteiro Gomes, por causa da procura, a fila de espera para emitir o documento pela Câmara já possui agendamentos para julho de 2025.

"A agenda foi encerrada em julho de 2025 e a gente está com uma fila de espera para poder ser chamado para agendar a partir de agosto do ano que vem", explicou Gomes, que alerta que o cidadão que fez o agendamento e não comparecer terá que entrar novamente na fila de espera.

Caso o cidadão precise com urgência, poderá procurar o CAC e aguardar por um encaixe, como fez a servidora pública Solange Maria de Vasconcelos.

"Eu estava aguardando há um tempinho (para fazer o RG) e estava sendo agendado. Eu vim aqui ontem procurar saber, e consegui encaixe hoje de manhã", explicou a cidadã.

Além do CAC, a Delegacia Regional também realiza a emissão do novo RG.

Como emitir

Você deve comparecer ao CAC na data e no horário agendados, apresentando os documentos exigidos - CPF e certidão de nascimento ou casamento. (Se você ainda não tem CPF, não é necessário trazer. Ele será emitido junto com sua nova Carteira de Identidade).

  • Você deve informar se deseja receber a carteira de identidade pelos Correios ou em uma unidade de atendimento.
  • Você deve tirar a fotografia no momento do atendimento. Não é mais necessário levar fotos 3X4. Apenas serão aceitas fotos previamente tiradas de crianças que não possam posar sem amparo de terceiros. Nesse caso, o FUNDO da foto deve ser BRANCO.
  • Só serão admitidas certidões de casamento ou nascimento em bom estado de conservação e sem fita adesiva no documento)

O prazo de entrega do documento é de 7 a 15 dias.

CAC

O Centro de Atendimento ao Cidadão é um projeto que possui como objetivo estabelecer um sistema de atendimento moderno, ágil, de qualidade e que facilite a vida dos cidadãos. Atualmente CAC oferece os seguintes serviços: emissão de RG, ouvidoria legislativa, Tribuna da Câmara, emissão de Carteira de Trabalho digital, emissão de currículos, emissão de certidões eleitorais e de antecedentes criminais; 2° via de tarifas ou taxas, registro de boletim de ocorrência na delegacia virtual e preenchimento de ficha para Defensoria Pública.

 

O CAC funciona de segunda a sexta, das 08 às 17h. O Whatsapp é o (35)3551-7677.