Câmara Municipal de Guaranésia inicia CPI contra fake news

A medida tem como principal objetivo investigar páginas que veiculam informações falsas, principalmente aquelas voltadas a manchar a imagem de indivíduos.

Câmara Municipal de Guaranésia inicia CPI contra fake news
Du Mega Stilo, Leandro Cebolinha e Lucas Capacete, respectivamente - Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (12), a Câmara Municipal de Guaranésia deu início a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra fakes news. A medida tem como principal objetivo investigar páginas que veiculam informações falsas, principalmente aquelas voltadas a manchar a imagem de indivíduos.

Na tarde dessa quarta-feira (14), a recém-criada comissão já começou a atuar, reunindo-se para discutir e aprovar requerimentos essenciais para a condução das investigações. Entre os encaminhamentos, foram aprovados pedidos de colaboração direcionados à Polícia Civil, à empresa Meta, ao Ministério Público, ao Juiz da Comarca de Guaranésia e à Delegacia de Crimes Cibernéticos de Belo Horizonte.

A CPI é composta por três vereadores: Leandro Cebolinha, que assume a presidência, Du Mega Stilo, como vice-presidente, e Lucas Capacete, que atua como secretário. Juntos, eles serão responsáveis por liderar as investigações, utilizando-se das amplas prerrogativas que a legislação lhes concede.