Filme “Cinemas de Rua de Guaxupé” é selecionado para a 7ª Mostra Sesc de Cinema e terá exibição internacional na Nicarágua
A primeira exibição internacional do filme, que acontecerá no dia 10 de outubro, em Manágua, Nicarágua, como parte da edição internacional da 4ª Autêntica Mostra. O evento será realizado na Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua (UNAN) e no Instituto Guimarães Rosa, da Embaixada do Brasil em Manágua.
A Mostra Sesc de Cinema – MSDC, uma das principais plataformas de fomento ao cinema independente no Brasil, divulgou a lista de filmes selecionados para sua 7ª edição, marcada para dezembro deste ano. Entre as mais de 1.300 obras inscritas, o documentário “Cinemas de Rua de Guaxupé”, dirigido por Eudaldo Monção Jr. e produzido por Kethelyn Lopes, foi escolhido para integrar o Panorama Minas Gerais. A produção será exibida em quatro unidades do Sesc no estado: Montes Claros, Palladium (em Belo Horizonte), Poços de Caldas e Pouso Alegre.
Realizado pela Memorabilia Filmes, com apoio da Lei Paulo Gustavo, o curta-metragem de 20 minutos apresenta a história dos cinemas de rua de Guaxupé, destacando o Cine Theatro São Carlos e o processo de construção de um novo cinema com três salas de exibição na cidade. Esse projeto é visto como um feito inédito no cenário atual do audiovisual brasileiro.
Além de participar da Mostra Sesc, o filme também continua em cartaz na 4ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil: Um Retrato dos Nossos Tempos, que percorre o país desde abril. A primeira exibição nacional aconteceu no dia 23 de setembro, na Sala de Cinema Germano Alves, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Outro destaque é a primeira exibição internacional do filme, que acontecerá no dia 10 de outubro, em Manágua, Nicarágua, como parte da edição internacional da 4ª Autêntica Mostra. O evento será realizado na Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua (UNAN) e no Instituto Guimarães Rosa, da Embaixada do Brasil em Manágua, e contará com a presença do diretor Eudaldo Monção Jr. Além das exibições, haverá debates e seminários sobre o cinema brasileiro.
Com uma narrativa que revisita memórias e histórias dos frequentadores dos antigos cinemas de Guaxupé, o filme busca preservar a memória cultural local e fortalecer a identidade do cinema de rua no Brasil. A trilha sonora original foi composta por Lucas Paola de Sá, e o filme tem produção executiva de Rosângela Carozzi.
Serviço:
- Exibição internacional na Nicarágua: 10 de outubro, 10h, Instituto Guimarães Rosa / Embaixada do Brasil em Manágua e UNAN – Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua.
- Mostra Sesc de Cinema: Dezembro de 2024, em Montes Claros, Belo Horizonte (Palladium), Poços de Caldas e Pouso Alegre.
Comentários (0)
Comentários do Facebook