"Jesus, você é meu maior bem"

Quais são as minhas prioridades na vida? Segundo Jesus, o negociante ao encontrar uma pérola de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra. Então, "nos gestos deste negociante, que primeiro procura, depois encontra e, por fim, compra".

Olhemos os exemplos destes dois homens negociantes do evangelho de Mateus 13,44-46, que vende todos os seus bens para comprar um campo onde se encontra um tesouro escondido. Que vende todos os seus bens para comprar uma pérola preciosa. A atitude desses dois homens deve nos questionar: quanto eu estou disposto a “pagar” pela minha salvação? Quanto eu estou disposto a renunciar para caminhar segundo a vontade de Deus? Qual lugar Deus ocupa verdadeiramente na minha vida, no dia a dia?

 

Todo mundo quer ir para o Céu (todo mundo quer ser salvo), desde que não tenha que fazer nada. Quando vamos comprar algo (comida, remédio, roupa etc.), queremos o menor custo e o maior benefício. Assim também é a procura por Deus no mundo atual: as pessoas querem uma igreja, uma religião, um “Deus” que exija o menor custo e proporcione o maior benefício possível. Esse “Deus” é totalmente contrário ao Deus de Jesus Cristo, ao Deus da Sagrada Escritura.

 

Quando Jesus se refere ao Reino dos Céus, está falando do nosso relacionamento com Deus. Jesus está questionando os nossos valores. Quanto vale para mim o meu relacionamento com Deus? Quanto eu estou disposto a sacrificar do meu tempo, para me colocar na presença de Deus (oração, missa, meditação diária etc.). Quanto eu estou disposto a sacrificar do meu dinheiro para ajudar no trabalho de evangelização (dízimo)?

A segunda comparação que Jesus faz é com a pérola preciosa. Algumas pessoas muito ricas não se importam em pagar preços absurdos e abusivos em bolsas, sapatos, relógios, roupas, comidas, passeios, porque isso lhes dá a ideia de poder. Vivem atrás de bijuterias e ignoram a pérola preciosa que é Deus, o Deus que está na pessoa dos necessitados, dos injustiçados, dos que sofrem.

A pergunta permanece: quanto você está disposto a sacrificar em vista da sua salvação? Lembrando a pérola é Jesus: Ele é a pérola preciosa da vida, a ser procurada, encontrada e adquirida. Vale a pena investir tudo Nele porque, quando se encontra Cristo, a vida muda.

Dado o exposto, quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens, e compra aquela pérola. Cuidar da nossa relação com Deus não é uma questão de tempo, mas de prioridade de valores. Quem não sacrifica valores menores, nunca obterá o valor maior que a sua própria salvação. Portanto, será que Jesus,  é o seu maior bem atualmente?