Projeto de Lei cria campanha de conscientização sobre o abandono de animais

PL é de autoria do vereador Paulo Rogério Leite Ribeiro e tem o objetivo de incentivar a criação de políticas públicas contra o abandono de animais.

Projeto de Lei cria campanha de conscientização sobre o abandono de animais
PL é de autoria do vereador Paulo Rogério Leite Ribeiro - Foto: Divulgação

Os vereadores de Guaxupé aprovaram por unanimidade, e em segundo turno, o Projeto de Lei nº 30/2024, de autoria do vereador Paulo Rogério Leite Ribeiro (Republicanos). O PL "institui a Semana de Conscientização sobre o Abandono de Animais no município de Guaxupé". A matéria foi aprovada durante a 16ª Sessão Legislativa Ordinária, na última segunda-feira (14).

O texto do PL prevê que a campanha seja realizada na semana que compreende o dia 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais. Durante a Semana de Conscientização sobre o Abandono de Animais, o Poder Executivo promoverá ações educativas e informativas com o objetivo de alertar a população sobre os impactos do abandono de animais e incentivar a posse responsável.

"Para que haja uma conscientização sobre o abandono, mas mais do que isso, para que haja uma conscientização da população em castrar seu animal para que ele não fique dando cria e essas crias soltas, como a gente vê, que são abandonadas e lixão, em beirada de rodovia", explicou o autor do projeto, o vereador Paulo Rogério Leite Ribeiro.

As atividades realizadas durante a Semana de Conscientização poderão incluir campanhas educativas em escolas municipais e estaduais; distribuição de material informativo sobre cuidados e direitos dos animais; realização de palestras, seminários e debates sobre proteção animal; parcerias com ONGs, clínicas veterinárias e protetores independentes para campanhas de adoção e castração; divulgação de conteúdo educativo em mídias sociais e nos meios de comunicação locais; incentivo à criação de políticas públicas para combate ao abandono de animais.

O PL foi encaminhado para o Poder Executivo.