Reforma da USF Carloni vira alvo de reclamação dos moradores durante realização do Câmara Itinerante

Foi realizada a segunda edição do Câmara Itinerante deste ano no bairro Novo Horizonte, em Guaxupé. Para surpresa dos membros do Legislativo, a população compareceu em peso e fez diversas reivindicações. Entre a maioria das reclamações, está a reforma da Unidade de Saúde da Família Francisco José Ferreira, mais conhecida como Posto Carloni. Para os moradores, a obra está demorando para ser finalizada e o posto provisório longe dos bairros atendidos.

Reforma da USF Carloni vira alvo de reclamação dos moradores durante realização do Câmara Itinerante
De acordo com o memorial descritivo, o prédio terá serviço na cobertura, como exemplo, a substituição do telhado de madeira - Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Guaxupé realizou a segunda edição do Câmara Itinerante deste ano, no bairro Novo Horizonte. A sessão aconteceu quinta-feira (10), no salão da Igreja São Francisco de Assis e teve grande participação popular. Uma das principais reclamações levantadas é a reforma da Unidade de Saúde da Família Francisco José Ferreira (Carloni) que, segundo os moradores, está demorando para ser finalizada.

O programa Câmara Itinerante tem por objetivo levar as atividades legislativas para os bairros, seja urbano ou rural, para promover a interação entre vereadores e população. Durante a sessão, membros da comunidade expõem os problemas para colocar em discussão e tentar achar a solução. A partir das manifestações apresentadas pela população, as Comissões Permanentes da Câmara de Guaxupé vão preparar documentos para encaminhar as demandas ao Poder Executivo e realizar o acompanhamento dos pedidos.

Na oportunidade, moradores dos bairros Vila Carloni, Novo Horizonte, Jardim Aviação, Jardim Regulador, Vila Santa Bárbara, Jardim Guaxupé e Vila Progresso puderam expor os principais problemas enfrentados e pedir por soluções.

Estiveram presentes os vereadores: Ademir Justino de Morais, Donizetti Luciano dos Santos, Everson Donizetti Inocêncio Alves, Gustavo Vinícius de Paula, João Fernando, Leonardo Donizetti de Moraes, Marcelo de Araujo Cunha, Marco Aurélio Sarrassini, Maria José Cyrino e Paulo Rogério.


Público expressivo participou da reunião - Foto: Divulgação

Para o uso da tribuna, 10 moradores fizeram inscrição para expor os problemas enfrentados por eles. A primeira a falar foi Marisa Gomes Marques. Ela disse que, após o início das reformas e a mudança do endereço provisório, enfrenta dificuldades para realizar consulta médica.

“A gente precisa desse posto urgente. Tem que ser uma coisa mais rápida, é um bairro muito grande e as pessoas necessitam, às vezes não têm dinheiro para pagar um Uber, para ir de circular. Virou um caso sério. Se você precisa de um médico especialista, demora demais.”

Uma outra moradora, identificada por Maritê, também reclamou da demora na finalização da reforma do posto. Outra problematização levantada por ela seria a falta de atividades para jovens e crianças. “Aqui não tem nada para fazer, acredito que no nosso bairro está faltando a inclusão de jovens”.

Maritê também queixou sobre a precariedade da iluminação pública próximo a um condomínio na Vila Progresso. “Está muito escuro, está perigoso. Colocaram luz na metade da rua para frente, ‘tá’ ótimo, agora o nosso pedaço ‘tá’ muito escuro. Uma escuridão terrível”.

Fernanda Paulino Dias Lopes pediu por mais locais para as crianças passarem o tempo. Ela disse que no Bela Vista tem apenas um parquinho de terra e que estaria “sujo”. Também expôs a situação de animais soltos pelas ruas do bairro.

Uma outra moradora disse que está há um ano na fila de espera por uma cirurgia de varizes. Ela também falou sobre o medo de enchentes no período chuvoso na Vila Progresso, já que o bairro tem histórico do fenômeno.

O movimento intenso de caminhões na Rua Monsenhor Bras Baffa, no Parque dos Imigrantes, está incomodando os moradores devido ao barulho feito pelos veículos, principalmente nas madrugadas. O morador Adilson José pediu a instalação de quebra-molas para tentar minimizar o incômodo.

O professor Ivan Cesar expôs a necessidade de mais uma escola de ensino médio na cidade. Atualmente, Guaxupé conta apenas com duas escolas. De acordo com ele, alunos que moram longe acabam chegando atrasados às aulas.

Ainda sobre o Posto Carloni, finalizando o uso da tribuna por populares, a moradora identificada por Simoni disse que o prédio deveria ser demolido e construído outro. Para ela, as inúmeras reformas acabam dando mais gastos. Também expôs o mau atendimento dos funcionários da saúde.

Vereadores

Após o término do uso da tribuna, os vereadores falaram sobre os assuntos abordados e firmaram compromisso em estar tentando resolver os anseios da população e parabenizaram o comparecimento em peso dos populares. A partir das reivindicações, foram aprovados os requerimentos por todos os vereadores para, posteriormente, serem encaminhados ao Executivo para tomar as devidas providências.

Posto Carloni

Em março deste ano, a prefeitura de Guaxupé anunciou o início das obras da Unidade de Saúde da Família Francisco José Ferreira, mais conhecida como Posto Carloni, com previsão de término em sete meses. A obra está orçada em R$ 302.825,95.

Rachadura mostra problema estrutural da Unidade - Foto: Divulgação

De acordo com o memorial descritivo, o prédio terá serviço na cobertura, como exemplo, a substituição do telhado de madeira; a recepção terá a laje do almoxarifado demolida e serão removidos os alambrados da fachada principal e lateral, além de passar por pintura nas paredes e portas; a casa de máquinas também passará por reformas, assim com a rampa e os sanitários. O prédio também será contemplado com serviços de revestimento e pintura.

Durante as obras, os atendimentos foram transferidos para outro prédio localizado no Centro da cidade, razão pela qual vem gerando inúmeras reclamações devido à distância. São cerca de 4 km para o posto provisório.

Nossa reportagem entrou em contato com a prefeitura para saber mais detalhes do andamento da obra, mas até o momento não obteve retorno.