Semana da Mulher: Sindicato dos Produtos Rurais de Guaxupé junto a Faemg/Senar, em parceria com a Cooxupé, proporcionaram 4 dias de muita alegria e produção
Foram quatro dias de muito conhecimento e capacitação, proporcionando alegria e muita produção. Uma parceria entre o Sindicato, Cooxupé, Faemg/Senar, Sicredi e Fazenda São Gabriel, com o intuito de fortalecer o protagonismo feminino no meio rural.
Em comemoração à Semana Da Mulher, o Sindicato dos Produtores Rurais de Guaxupé, através do presidente Mário Guilherme Perocco Ribeiro do Valle, promoveu uma série de ações, com cursos e eventos voltados para elas. Uma parceria entre o Sindicato, Cooxupé, Faemg/Senar, Sicredi e Fazenda São Gabriel, com o intuito de fortalecer o protagonismo feminino no meio rural. Foram quatro dias de muito conhecimento e capacitação, proporcionando alegria e muita produção.
Cerca de 23 alunas, divididas em duas turmas, participaram dos cursos de Defumados de Frango e Quitandas Mineiras entre os dias 06 e 09. A iniciativa investe no potencial das produtoras rurais, oferecendo a elas aprimoramento técnico e ganho de conhecimento.
No curso de Quitandas Mineiras, ministrado pela nutricionista e instrutora do Senar, Luana Dias, as alunas aprenderam várias receitas de produtos da cultura local além de técnicas da cozinha.
“Elas aprendem técnicas de preparação dos produtos e depois de como está regulando o forno, a função de cada ingrediente, depois aplicando as receitas nas técnicas que a gente repassa. A gente foca em pães, roscas, bolachinhas, bolos simples e mais elaborados, pão de queijo, as broas, então são produtos da nossa região mineira buscando o resgate cultural”, disse.
Com as técnicas e receitas as mulheres podem utilizar a imaginação para aplicar no dia a dia, seja para fazer em casa ou para comercializar ganhando uma nova fonte de renda.
“A gente busca está valorizando as mulheres no mercado de trabalho, que agora estão no meio rural, como elas podem estar agregando valor para casa. Aqui a gente trabalha muito a parte de empreendedorismo, como elas podem trabalhar as técnicas e estar aplicando. Elas podem estar pegando esses produtos para fazer em casa, podem estar vendendo nas feiras da cidade. Elas sabem está agregando valor no produto e ganhar o mercado com ele”, explicou a instrutora.
Já no curso de Defumados de Frango, a instrutora Andreza da Silva, ensinou para as alunas técnicas de cortes, desossa e temperos para os defumados.
“Elas aprendem toda parte de higienização dos utensílios, do ambiente e dos manipuladores. Também trabalhamos os cortes comerciais e tradicionais, além da desossa de coxa, sobrecoxa e peito. Através da desossa desse produto, a gente faz linguiça, hambúrguer, almondega, steak, empanados e os defumados. Além de fazer os temperos dos defumados a gente explica como tem que ser o processo de defumação, através da serragem e tambor, e a gente faz também tanto rocambole, como frango para desossar ele todo e está recheando, além das etapas de empanamento”, explicou.
Os produtos feitos nos cursos foram utilizados no jantar, realizado na própria Fazenda São Gabriel, onde foram degustados por convidadas e pelas alunas.
“Eu acho fantástico esses cursos. Elas não só aprendem aquela técnica no curso, mas também tem a parte social, a parte de confraternidade. O ser humano tem que ser social, o ser humano sozinho não dá nada, não rende. Na hora que ele divide e socializa, em todo relacionamento se aprende alguma coisa. São cursos que trazem muita riqueza”, disse a mãe do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Guaxupé, Selma Perocco Ribeiro do Valle.
“Eu estou adorando é o primeiro curso que eu estou fazendo do Senar, ainda mais com o jantar fica mais especial, para comemorar o dia das mulheres e bem merecido. Quero agradecer a Cooxupé pelos brindes, a Sicredi e está muito gostoso”, agradeceu a Alice, aluna e produtora rural.
Comentários (0)
Comentários do Facebook