Vereador denuncia suposta retaliação na Santa Casa e hospital rebate acusações

Vereador afirmou que a abordagem de seguranças e de membros da administração da Santa Casa foi marcada por um tratamento diferenciado. Santa Casa responde com pedido de esclarecimento e possível denúncia por quebra de decoro.

Vereador denuncia suposta retaliação na Santa Casa e hospital rebate acusações
O vereador relatou dificuldades enfrentadas no hospital - Fotos: Divulgação

Na 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guaxupé, realizada na segunda-feira (17), o vereador Leonardo Donizetti de Moraes fez um pronunciamento contundente sobre um suposto tratamento diferenciado que teria recebido na Santa Casa de Misericórdia da cidade. Segundo o parlamentar, a situação estaria ligada à sua participação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a gestão administrativa e financeira do Pronto Socorro da instituição.

Em seu discurso, o vereador relatou dificuldades enfrentadas no hospital após sua mãe sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ser internada na unidade de saúde. Embora tenha elogiado o atendimento médico e da equipe de enfermagem, Léo afirmou que a abordagem de seguranças e de membros da administração da Santa Casa foi marcada por um tratamento diferenciado.

"O nome 'vereador' hoje na Santa Casa está sendo tratado de forma diferente. Me senti pessoalmente prejudicado por ser vereador e por ter participado da CPI", declarou o parlamentar. Ele afirmou ainda que, ao contrário do que seria o procedimento normal, não recebeu assistência de um profissional de saúde ou de assistência social, mas sim a abordagem de um segurança, que o teria colocado para fora do hospital.

O vereador destacou que sempre buscou colaborar com a instituição, destinando emendas impositivas para a Santa Casa, mas que, desde a conclusão da CPI no final de 2024, percebe uma postura hostil em relação ao seu nome dentro do hospital. "Fiquei assustado com essa situação e quero deixar registrado para me resguardar, porque se eu precisar da Santa Casa, quero ser tratado como qualquer outro cidadão", concluiu.

Santa Casa responde com pedido de esclarecimento e possível denúncia por quebra de decoro

Diante das declarações do vereador, a Santa Casa de Guaxupé divulgou uma nota de esclarecimento nesta terça-feira (18), manifestando indignação em relação às acusações de retaliação. A instituição informou que encaminhou um ofício à Câmara Municipal solicitando esclarecimentos sobre as alegações feitas por Leonardo Donizetti.

No documento, a Santa Casa reforça seu compromisso com normas de segurança e respeito às regras institucionais, negando qualquer tipo de interferência que privilegie interesses individuais em detrimento do coletivo. Além disso, a instituição pede que o vereador esclareça formalmente quais seriam as supostas retaliações sofridas e apresente provas que sustentem suas declarações.

Caso o parlamentar não apresente elementos concretos, o hospital solicita uma retratação pública. Além disso, requer o direito de resposta nas mesmas plataformas em que as denúncias foram divulgadas, incluindo o perfil oficial da Câmara Municipal em redes sociais.

A Santa Casa também acionou a Presidência da Câmara Municipal para apurar a conduta do vereador, alegando possível quebra de decoro parlamentar. Segundo o ofício enviado à Casa Legislativa, Leonardo Donizetti teria utilizado sua posição para obter tratamento privilegiado para um familiar e, diante da negativa baseada nas normas institucionais, passou a fazer acusações infundadas contra a administração do hospital.

O hospital sugere que o caso seja analisado pelo Ministério Público, caso fique comprovada uma tentativa de uso da função parlamentar para obter benefícios pessoais.

A Santa Casa de Guaxupé concluiu sua nota reafirmando seu compromisso com a ética, a transparência e a imparcialidade no atendimento à população.