A QUAIS MÃOS, PASTORES VOCÊ TEM SE CONFIADO?

A QUAIS MÃOS, PASTORES VOCÊ TEM SE CONFIADO?

Isso significa que todo ser humano é, uma ovelha conduzida por um pastor. Portanto, a pergunta que precisamos nos fazer é quem, tem sido o nosso pastor, o nosso cuidador, o nosso orientador.

Até tempos atrás, instituições como Família, Escola e Igreja funcionavam como cuidadoras, orientadoras. Mas atualmente essas instituições estão em crise, e a grande maioria das pessoas está cada vez mais sem referência de cuidado e de orientação, o que faz com que cada um siga o seu caminho e tente sobreviver como pode, neste mundo individualista e profundamente desorientado. A consequência disso é uma humanidade que vive “como ovelhas sem pastor” (Mt 9,36), que desorientadas, acabaram confiando em mãos erradas: mãos de lobos, e não de pastores; pior ainda, mãos de lobos disfarçados de pastores.

Por que os falsos pastores conseguem arrebanhar muitos seguidores em nosso País? Porque somos um povo que tem preguiça de pensar; por que substituímos a leitura de livros por programas televisivos vazios e por filmes e vídeos da internet; porque nos deixamos arrastar pelas nossas emoções e não colocamos nossa razão para funcionar.

“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem” (Jo 10,27). O nosso desafio é identificar a voz de Jesus no meio do barulho e da correria da nossa vida moderna. Essa voz pode ser encontrada em nossa consciência, quando silenciamos; ela também pode ser encontrada no evangelho de cada dia, que a liturgia da nossa Igreja nos propõe. Ao mesmo tempo, nós precisamos ser a voz de Jesus para inúmeras pessoas que estão desorientadas à nossa volta, especialmente crianças e adolescentes que sofrem abuso dentro de casa ou que não tem quem os oriente no caminho da vida; jovens que estão perdidos nas redes sociais, seguindo “youtubers” ou “influencers” que os deixam ainda mais desorientados, tornando suas vidas vazias de sentido. Aliás, a quem você segue nas redes sociais?

No entanto, são muitas as pessoas que hoje se comportam como “gado”. “Sem uma visão crítica, deixam-se levar e vão aonde todos vão: ‘pastam’ nos campos envenenados das ‘fake-news’, aceitam que ‘falsos messias’ (seja no campo político ou religioso) controlem suas vidas... As redes sociais estão aí para demonstrar as atitudes alienadas do ‘rebanho’ que se transforma em ‘massa de manobra’, onde é proibido ‘pensar, sentir e amar’ de maneira diferente”. Ser humano é como modinha, quando sai uma moda, grande maioria segue e depois tem outra modinha, seguem a modinha atual. Jesus não fez ninguém para ser igual, as vezes queremos engessar as pessoas as modas capitalistas do mercado. Se a moda é cabelo loiro, todo mundo tem que ter cabelo loiro. Muitas vezes Deus é modinha, quando estou apertado vou lá na Igreja rezar, mas na verdade eu não quero ser tocado por Deus.

Nosso povo, “Pastam em campos envenenados”; “seguem falsos messias”; admiram pessoas que têm atitudes contrárias ao Evangelho e propagam contravalores; acham-se pessoas que enxergam, quando, na verdade, são cegos que se deixam guiar por outros cegos. Por isso, é importante perguntar novamente: Quem você segue nas redes sociais? Quem seu filho segue? Quem são as pessoas que mais têm seguidores hoje nas redes sociais? Elas são exatamente os pastores dos tempos atuais e aqueles que as seguem são suas ovelhas; seu gado! Quantos líderes aparentavam ser bons pastores, mas se revelaram mercenários?

 A questão, portanto, é saber às mãos de quem eu tenho me confiado. Quem me orienta quanto à vida afetiva e sexual, quanto à vida profissional e financeira, quanto ao lidar com as minhas emoções e com as minhas necessidades espirituais? Quem eu sigo nas redes sociais? O que as postagens dessas pessoas acrescentam à minha vida? Aquilo que eu vejo todos os dias nas redes sociais fortalecem a minha liberdade ou a tornam frágil e incapaz de me ajudar a tomar decisões que sejam importantes para a minha vida? Nós somos livres para seguir e nos deixar orientar por quem quisermos. A quais mãos, pastores você tem se confiado?