Grupos Tramas e Dramas e Clube do Teatro brilham no XXII Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete

O grupo recebeu indicações em todas as categorias de Drama Nacional. Este ano, mais de 100 grupos se inscreveram através de edital, resultando em uma programação composta por 35 espetáculos provenientes de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Distrito Federal.

Grupos Tramas e Dramas e Clube do Teatro brilham no XXII Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete
O grupo recebeu indicações em todas as categorias de Drama Nacional - Foto: Arquivo Pessoal

Os grupos Tramas e Dramas e Clube do Teatro participaram da fase nacional do XXII Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete (FACE), realizado entre os dias 18 e 21 de julho de 2024. Este ano, mais de 100 grupos se inscreveram através de edital, resultando em uma programação composta por 35 espetáculos provenientes de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Distrito Federal.

Em um ano atípico, marcado pela perda do artista, diretor e gestor cultural Geraldo Lafaiete, ocorrido em 20 de junho, o festival destacou-se não apenas pela qualidade das apresentações, mas também pelas homenagens ao legado deixado por ele. Lafaiete foi um grande incentivador dos grupos amadores em todo o Brasil, promovendo outros festivais por todo o território nacional.

O Grupo Tramas e Dramas, que participa do FACE desde 2006, retornou este ano com a remontagem do espetáculo “Genaro e Dora”. A peça, já consagrada no FACE de 2013, contou agora com Pedro Caetano Simões, José Silvério, Ariene Mendes e Vanessa Marques no elenco. Sob a direção de Vanessa Marques e produção de Luana de Castro e Silas Inocêncio, a montagem emocionou o público, destacando-se pela poesia do texto de Carolina Borges e pela trilha sonora original de Rodrigo Sá.

O grupo recebeu indicações em todas as categorias de Drama Nacional: melhor espetáculo, melhor direção, melhor figurino, melhor trilha sonora, melhor ator coadjuvante (José Silvério), melhor atriz coadjuvante (Ariene Mendes) e melhor atriz (Vanessa Marques). Além das indicações, foi premiado por melhor cenário, melhor maquiagem (Luana de Castro) e melhor ator (Pedro Caetano Simões).

O espetáculo “Retalhos de Mim”, desenvolvido pelo Clube do Teatro, do Centro Cultural Dona Rosa, também se destacou. Apresentado por 15 atores e atrizes na categoria Alternativo, sob a direção de Pedro Caetano Simões, recebeu indicações para melhor direção e melhor espetáculo, além de ganhar os prêmios de melhor cenário e melhor trilha sonora. Para muitos destes artistas, foi a primeira participação em um festival de teatro.

O Grupo Máscaras, de Guaranésia, parceiro da Associação Tramas e Dramas, apresentou o espetáculo alternativo “Olha Pra Mim Amiga, Me Diz: O Que Está Acontecendo?”. A peça recebeu indicação de melhor ator para Wémerson Funck e conquistou o prêmio de melhor atriz coadjuvante para a estreante Estéfani Rosa, de 19 anos.

Apesar da ausência de Geraldo Lafaiete, o FACE demonstrou sua força e relevância, reunindo uma amostra significativa da produção teatral do país. Os espetáculos, fora dos circuitos comerciais das grandes cidades, foram realizados com recursos próprios, destacando a dedicação dos grupos em participar desta edição, que celebrou não apenas o legado de Geraldo, mas também a arte, a amizade e os laços fortalecidos por essa experiência.