Menos da metade das crianças foram vacinadas contra a poliomielite em Guaxupé

A meta é vacinar todas as 2.207 crianças. A adesão segue baixa e médicos alertam para os riscos da volta da paralisia infantil.

Menos da metade das crianças foram vacinadas contra a poliomielite em Guaxupé
A campanha de vacinação foi prorrogada até o próximo dia 30 de setembro - Foto: Marcos Lopes/MG

O número de crianças até cinco anos de idade vacinadas contra a poliomielite em Guaxupé alcançou somente 45,26% do público-alvo desde o início da campanha de imunização. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (26) pela prefeitura.

A meta é vacinar todas as 2.207 crianças. A adesão segue baixa e médicos alertam para os riscos da volta da paralisia infantil. Por isso, a campanha de vacinação foi prorrogada até o próximo dia 30 de setembro.

A poliomielite ou paralisia infantil é altamente contagiosa, especialmente em menores de cinco anos de idade. O Pólio Vírus (causador da doença) é transmitido de pessoa para pessoa através da água ou alimentos contaminados, ou de forma oral, por meio de partículas expelidas ao falar, tossir ou até mesmo respirar. É necessário redobrar a atenção pois o vírus pode atacar o intestino, podendo chegar ao sistema nervoso, provocando paralisia irreversível nas pernas e demais membros, além dos músculos respiratórios, levando à morte.

Vale ressaltar que a doença não tem cura, a única forma de prevenção acontece por meio da vacinação oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Guaxupé, as crianças devem ser levadas para receber a dose na UBS Dr. Antônio dos Santos Coragem (Posto de Saúde da Criança), onde a vacinação desta faixa etária é priorizada. A vacinação ocorre de segunda à sexta das 08h às 11h e das 13h às 15h30.