Escola do Legislativo de Guaxupé conclui mais uma edição do Parlamento Jovem
O tema debatido este ano foi Saúde Mental do Jovem.
Na tarde desta segunda-feira (26) foram concluídas as atividades do Projeto Parlamento Jovem 2022. Este ano, o projeto que é uma parceria da Assembleia Legislativa De Minas com as Câmaras Municipais Mineiras contou com mais de 120 municípios.
O tema debatido este ano foi Saúde Mental do Jovem, onde a equipe do CAPS e demais profissionais da área foram essenciais para o desenvolvimento do projeto.
Os mais de 50 alunos inscritos este ano em Guaxupé, passaram por oficinas de formação política e posteriormente as temáticas para que pudessem levantar propostas de melhorias relacionado ao tema. Na Plenária Municipal priorizaram as propostas, em seguida foi realizada a microrregional em Carmo do Rio Claro, onde os alunos de diversas cidades juntaram e priorizaram as propostas, assim também aconteceu na Plenária Regional em Poços de Caldas e Plenária Final Estadual em Belo Horizonte com mais de 120 municípios presentes.
O representante de Guaxupé na Plenária Estadual em Belo Horizonte foi o aluno do 3° ano da E. E. Dr. Benedito Leite Ribeiro, Otávio de Melo, onde defendeu e debateu propostas para o documento final a ser entregue para à Comissão de Participação Popular da ALMG.
“É uma alegria concluir mais um ano de um projeto tão grandioso, já finalizamos pensando no próximo ano. O Parlamento Jovem é um dos projetos mais importantes da Escola do Legislativo de Guaxupé, detalha para a juventude a função do Poder Legislativo, que é a essência da democracia”, disse Synara Pasqua, Diretora da Escola do Legislativo de Guaxupé.
Confira as propostas do documento final da edição 2022:
Subtema 1: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental
1.1. Concessão de isenção de ICMS na importação de medicamentos destinados a pacientes com alterações neuroquímicas/transtornos neurológicos.
1.2. Capacitação dos profissionais da área de educação com cursos nas instituições escolares dirigidos por psicólogos contratados pelo sindicato dos professores, que terão como objetivo a conscientização acerca das multiplicidades que há na saúde mental do jovem e os protocolos seguidos para prevenir o adoecimento neuropsíquico agravado, como encaminhamento aos profissionais da área de psicologia.
1.3. Inclusão de graduandos do curso de psicologia nas escolas públicas e privadas como estagiários, sendo supervisionados por um profissional formado que irá administrar uma central de auxílio, tendo suas atividades voltadas para o âmbito educacional e o suporte à sala de aula.
1.4. Implantação, por meio da Secretaria de Estado de Educação, de equipamentos didáticos e profissionais capacitados com o objetivo de promover inclusão de estudantes com deficiência de aprendizagem, contemplando e instruindo sobre a saúde mental de pessoas com deficiência; a verba para contratação viria do próprio Estado por meio da Lei Orçamentária Anual – LOA – e de parcerias com outras instituições.
Subtema 2: Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental
2.1. Criação de um projeto com psicólogos e psiquiatras capacitados e com apoio de voluntários da comunidade, divulgado pelos veículos midiáticos regionais, para promover de forma efetiva a temática da saúde mental e a conscientização sobre as necessidades do cidadão, por meio de rodas de conversa e atividades ocupacionais, em que os profissionais possam identificar pessoas com determinadas doenças mentais, com encaminhamento para unidades de tratamento como o Centro de Atenção Psicossocial – Caps – e Centro de Referência em Saúde Mental – Cersam.
2.2. Realização trimestral de festivais regionais pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo junto a suas superintendências, realizados em espaços culturais, tendo como objetivo central a troca de experiências por meio de oficinas de poesia, música e teatro, sempre visando a saúde mental e a integração do jovem em sua comunidade.
2.3. Implantação de um projeto pedagógico extracurricular, com a realização de oficinas criativas que promovam atividades, discussões e dinâmicas sobre saúde para o desenvolvimento socioemocional do jovem.
2.4. Criação de um programa que utilize espaços nos municípios para garantir a interação entre jovens, famílias, psicólogos e outros profissionais, voltado à promoção da saúde mental, por meio de oficinas, exercícios socioeducativos, cinema ao ar livre e outras atividades de desenvolvimento social.
Subtema 3: Uso saudável das novas tecnologias
3.1. Criação de uma agenda pública com atividades, oficinas, palestras e campanhas para informar e direcionar pais, jovens e demais membros da sociedade sobre os problemas psíquicos, sociais e emocionais que podem ser causados/agravados pelo uso irresponsável das tecnologias, com atividades realizadas em instituições públicas, como faculdades e escolas estaduais, e também de forma remota, em horários acessíveis para uma abrangência maior de público, buscando atingir todos os membros da sociedade que convivem com jovens, e com ampla divulgação pelos meios de comunicação estatais, pelas redes sociais governamentais e pelos demais meios de comunicação que recebem incentivos financeiros do Estado, como jornais e canais de TV.
3.2. Conscientização da comunidade sobre a importância dos cuidados psicossociais por meio da criação de uma plataforma que vise ajudar a população em geral e pessoas com transtornos mentais, contendo contatos e currículos de psicólogos e psiquiatras, com atendimento online e presencial, estabelecendo uma conexão direta entre paciente e profissional, incluindo uma aba contemplando temas sobre saúde mental e a conscientização sobre ela, como falsos tratamentos sem embasamento científico; o acesso à tecnologia seria facilitado e disponibilizado por meio de parcerias com as prefeituras e bibliotecas públicas, no sentido de contemplar e atingir os cidadãos que não possuem esse acesso.
3.3. Promoção de incentivos fiscais aos cuidados da saúde mental por meio da educação digital, sendo obrigatória a divulgação e a promoção com a exibição e circulação nas mídias sociais, nas emissoras de TV e na comunicação estatal.
3.4. Criação de uma semana anual voltada ao uso saudável das novas tecnologias, envolvendo cidades vizinhas parceiras e contando com palestras, debates, oficinas, disponibilização de conteúdos digitais acessíveis, promoção de conhecimento para toda a comunidade, turismo para a cidade anfitriã e campanhas para promover e prevenir doenças de saúde mental por meio da conscientização sobre o uso da tecnologia na vida do jovem.
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