Patrimônio e memória de Guaxupé serão evidenciados em filme sobre cinemas de rua da cidade
A produção audiovisual busca materiais de arquivo e o relato de moradores guaxupeanos que vivenciaram a época de ouro dos cinemas de rua na cidade.
A cidade de Guaxupé, conhecida por suas tradições e histórias marcantes, se tornará o epicentro de um emocionante resgate cinematográfico. A obra documental intitulada "Cinemas de Rua de Guaxupé", realizada pela Memorabilia Filmes e dirigida por Eudaldo Monção Jr. (Canô), promete mergulhar nas memórias da era dourada do cinema na região.
O foco principal do documentário recai sobre o emblemático Cine Teatro São Carlos, propriedade da Empresa de Cinemas São Paulo-Minas S/A, que brilhou intensamente desde sua fundação em 1947 até a decadência nos anos 60. Com seus 832 lugares, realizava uma média anual de 463 sessões, cativando cerca de 199.330 espectadores. A produção, liderada por Ketelyn Lopes, destaca a importância da sala de projeção como protagonista dessa narrativa cinematográfica.
A trama do documentário não se limita apenas ao São Carlos. O filme busca ampliar a perspectiva, intercalando imagens de arquivo da cidade com depoimentos de personagens que vivenciaram a trajetória dos cinemas de rua. Além disso, a produção registra a manutenção de outros espaços exibidores em Guaxupé, projetos de exibição itinerante e ações cineclubistas, delineando o "novo cinema de rua".
Com características de documentário expositivo, o filme se aproxima também do experimental ao explorar estéticas semelhantes aos filmes históricos. O uso de material de arquivo audiovisual, sonoro e fotográfico, juntamente com recortes de jornais de época, cria uma narrativa rica e envolvente.
Fachada do antigo Cine São Carlos na Av. Conde Ribeiro Valle, atualmente - Foto: Eudaldo Monção Jr./ Memorabilia Filmes & Produções Culturais
A culminação deste projeto ocorrerá na 4ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil: Um retrato dos nossos tempos. Este evento cinematográfico, que busca homenagear cinemas de rua em todo o país, oferecerá à produção de Guaxupé uma janela de exibição única. A mostra, realizada em várias cidades brasileiras e com destaque para exibições na Rede Minas e na TVE Bahia, expandirá sua influência até Manágua, Nicarágua, em parceria com a Embaixada do Brasil.
Canô, diretor e roteirista, enfatiza a importância de documentar os cinemas de rua do Brasil. Para ele, a Mostra Cinemas do Brasil já consolidou esse propósito, alcançando diversas cidades brasileiras e países como Israel e Bolívia. "É esse ganho que o filme 'Cinemas de Rua de Guaxupé' pretende ter, integrando-se a este grande circuito exibidor, que colocará Guaxupé em evidência para todo o mundo, levando a história dos cinemas da cidade para diversas partes do planeta por intermédio do cinema", conclui Canô, ressaltando a importância de preservar e compartilhar a rica história cinematográfica de Guaxupé.
Registro do show do cantor Agnaldo Rayol, que aconteceu no Cine São Carlos, em 1967, em Guaxupé. Nela vemos Walmor Álvaro Toledo Russo, Agnaldo Rayol, André Furlan e Arthur Gonçalves - Foto: Arquivo Jornal da Região
Traga sua história de cinema e vire personagem do filme (Cinemas de rua de Guaxupé). Entre em contato através do e-mail, WhatsApp ou pelo Instagram da produtora audiovisual Memorabilia Filmes & Produções Culturais.
Serviço:
Eudaldo Monção Jr. (Diretor)
Celular: (11) 9 8157-4424
E-mail: eudaldo.moncao@gmail.com
Instagram: @memorabiliaFilmes / https://www.instagram.com/memorabiliafilmes/
Site Produtora: https://eudaldomoncao.wixsite.com/memorabilia
Site Mostra Cinemas do Brasil: https://www.mostracinemasdobrasil.com/
Comentários (0)
Comentários do Facebook