Em dois anos de mandato, prefeito dr. Heber não cumpre principais promessas de campanha

Já se passou mais da metade do exercício do mandato e obras essenciais prometidas em plano de governo, apresentado à Justiça Eleitoral, nem se quer foram iniciadas. Levantamento feito pela reportagem constatou que a maioria das propostas feitas por dr. Heber em 2020 ainda não foram cumpridas.

Em dois anos de mandato, prefeito dr. Heber não cumpre principais promessas de campanha
Em dois anos de mandato, prefeito dr. Heber não cumpre principais promessas de campanha - Foto: Arquivo Noticiantes/Divulgação

As principais promessas feitas pelo prefeito dr. Heber, durante a campanha eleitoral de 2020, ficaram somente nas páginas do seu plano de governo. Mesmo tendo um orçamento milionário nestes 2 anos e três meses, o gestor está deixando obras e serviços essenciais que melhorariam a vida da população de lado.

Levantamento feito pela reportagem constatou que a maioria das propostas feitas por dr. Heber em 2020 ainda não foram cumpridas. Até mesmo algumas obras anunciadas pela gestão anterior ainda não foram entregues.

Na área da saúde, entre as principais promessas de campanha estavam a construção de um novo pronto-socorro. Mas a obra que vem acontecendo no antigo Parque de Exposições é de um pronto atendimento. A diferença entre os dois tipos de unidades de saúde é simples. Enquanto o PA atende pacientes de baixa complexidade, ou seja, que não correm risco de vida e pode ter restrição de horário, o PS atende casos de urgência deve funcionar 24 horas e em todos os dias da semana.

Os investimentos na infraestrutura, essenciais para o desenvolvimento da cidade, ficaram somente no prometimento. A cidade de Guaxupé foi uma das poucas contempladas pelo Programa Avançar Cidades de mobilidade urbana do Governo Federal. São mais de 14 milhões de reais para melhorias em avenidas, como ciclofaixas, ciclovias e até duplicação. Até o momento, o valor foi investido nos novos pontos de ônibus da Avenida Dona Floriana. Uma avenida importante que poderia receber melhorias por meio do Programa seria a Avenida Felipe Elias Zeitune, como a sua duplicação, também uma das promessas.

Outro compromisso que consta no plano de governo apresentado à Justiça Eleitoral é a construção de passarelas no trevo do Polo da Moda, no Jardim Aeroporto e no trevo do Japy. Nestes locais, os populares precisam andar às margens de rodovias e ainda correm risco ao atravessar a pista de rolamento.

Um novo Parque de Exposições também foi prometido. O antigo local sediava uma das mais tradicionais feiras da região: a Expoagro. Hoje em dia, o evento não acontece mais por falta de espaço adequado, a última edição aconteceu em 2019. A não realização da festa afeta vários setores trazendo efeitos negativos.


Frente da Creche Nossa Srª Aparecida já foi palco de atropelamentos - Foto: Lucas Araujo

Uma intervenção simples também prometida, muito solicitada pela população, é a construção de faixas elevadas em frente as escolas – fator físico para diminuir a velocidade dos veículos. Algumas unidades ficam em avenidas movimentadas, como a Dona Floriana. Em frente a Creche Nossa Senhora Aparecida, acidentes já foram registrados inclusive com vítima fatal. O caso aconteceu em janeiro de 2017, onde uma criança de 2 anos e 11 meses morreu atropelada por um caminhão.

Uma outra ocorrência mais recente, foi em julho do ano passado, quando avó e dois netos foram atropelados por uma motocicleta. As vítimas tiveram ferimentos graves. Devido a este acontecimento, pais e mães chegaram a fazer um abaixo-assinado para resolver o problema e também vereadores fizeram indicações ao Executivo. Mesmo assim, nada foi feito para aumentar a segurança no deslocamento dos estudantes.

Em uma escola particular, no bairro Nova Guaxupé, foram instaladas lombadas pela atual administração. Em outra unidade privada, semáforos organizam o trânsito. Enquanto em frente a unidades públicas, existem apenas sinalizações verticais e horizontais.

A duplicação da Rodovia Jamil Nasser foi uma das promessas que não saiu do papel. A atual administração até o momento não conseguiu pleitear sequer o recapeamento da via, alvo de muita reclamação dos usuários, devido a grande quantidade de buracos.


Promessa de duplicação da MG-450 ficou só no papel - Foto: Lucas Araujo

Procurada a prefeitura disse que “50% do plano de governo já foi viabilizado findados os dois primeiros anos. Ressaltamos que, todo o cronograma acordado segue sendo cumprido rigorosamente. Vale ressaltar, que uma campanha de prestação de contas já está ganhando as ruas, inclusive com uma revista que todas as casas guaxupeanas receberão, detalhando parte das ações já entregues ou em fase de construção. As demais, estão sendo conduzidas de maneira a respeitar o nosso plano de governo. Aproveitamos da oportunidade para solicitar que todas as mídias, além claro, da revista, sejam analisadas com carinho pela população que verá, através dela, que este governo respeita seu munícipe e trabalha diuturnamente para a melhor qualidade de vida de sua população”.