Cuidado em julgar o próximo | (Mt 7, 1-5)

Cuidado em julgar o próximo | (Mt 7, 1-5)

Se tem um pecado que temos que tomar cuidado e que praticamos muito é o pecado do julgamento. “Não julgueis, e não sereis julgados. Pois vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos com a mesma medida com que medirdes”. Claro que o julgamento que Jesus está falando aqui é o julgamento precipitado, o julgamento condenatório, se a gente não toma cuidado, a gente caí muito nisto. Porque ouvimos falar a gente já omite um julgamento, não conhecemos a situação por inteiro, a gente já julgamos, já decretamos uma sentença. Sem mesmo conversar com a pessoa, as vezes temos o acesso a pessoa, mas não, preferimos, julgarmos. Portanto, Jesus condena este julgamento que é maldoso, pois Jesus deixa bem claro, que julga será julgado. Então, você que julga os outros, também pelos outros sereis julgados. Não só pelos outros, mas haverá um dia um julgamento final. Portanto, você que julga, que vive em muito julgamento, será julgado nesta terra, mas também na outra.

A palavra de Jesus é clara, não julgueis, preste atenção, por que julgais o cisco no olho do teu irmão e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Veja, Jesus fala que o irmão tem um cisco, aquele que você está julgando tem um cisco, só quem julga tem uma trave. O que Jesus quer dizer aqui? Você que está julgando o teu irmão, o teu pecado é maior do que o dele. As vezes a gente não tem esta consciência, as vezes a gente olha o irmão caído e já julgamos, e esquecemos que temos pecados, maiores do que o dele. Portanto que julga é orgulhoso, hipócrita. Quem julga, por ser orgulhoso, ele comete o pior pecado que tem. Quem julga comete este pecado terrível, um pecado maior de quem é julgado. Aliás, o orgulho é um dos piores pecado que existe. Pois bem, você e eu temos este pecado? Fazemos julgamentos?

Contudo, geralmente quem julga o outro, guarda alguns pecados grandes, talvez não aquele que ele julga, mas outros e talvez piores. O orgulhoso, ele não consegue enxergar as suas falhas, seus pecados, o orgulhoso só consegue enxergar os pecados dos outros.

Jesus está falando para cada um olhar para dentro de si, é deixar de preocupar com a vida do outro, com a vida alheia. Quantas pessoas hoje e agora, talvez você e eu, estamos preocupadas com a vida alheia? Jesus está falando tira primeiro a trave de seu olho. Se preocupa com você, deixa de ser hipócrita, que só preocupa com a vida alheia, e se esquece de seus pecados, e esconde suas maldades, e acusa os outros, esconde a trave de seu próprio olho.

Por que levantamos para acusar os outros se temos pecados até mesmo iguais ou piores? Quem é você para julgar? Não julgueis? Olhe para dentro de si, deixa de ser hipócrita. Jesus está ensinado que cada um deve cuidar de sua trave, de sua vida, cuide de seu pecado. Ora, a sua trave é maior do que das pessoas que você julga? Condena, e aponta o dedo? Se preocupa com você. Seja humilde, abandona este orgulho, este orgulho de querer mudar as pessoas, de querer julgar as pessoas, de querer condenar as pessoas. Dado o exposto, o pior é não conseguir olhar para dentro de si, e ver seus próprios erros. Que terrível!  “Não julgueis, e não sereis julgados". Todos temos defeitos: todos. Devemos estar cientes disto e, antes de condenar os outros, devemos olhar para dentro de nós mesmos. Assim podemos agir de modo crível, com humildade, testemunhando a caridade."