Documentário Da Cela à Sala inicia filmagens em Guaxupé resgatando memórias e patrimônio cultural

A produção visa resgatar as memórias da comunidade sobre a Antiga Cadeia Pública Estadual, um exemplo de arquitetura romana na cidade e patrimônio cultural brasileiro.

Documentário Da Cela à Sala inicia filmagens em Guaxupé resgatando memórias e patrimônio cultural
A proposta é destacar o patrimônio material e arquitetônico do edifício - Foto: Divulgação

O documentário "Da Cela à Sala" começa a ser gravado em Guaxupé, integrando o projeto "Curso Memorabilia de Cinema e Patrimônio", promovido pela Memorabilia Filmes & Produções Culturais. A produção visa resgatar as memórias da comunidade sobre a Antiga Cadeia Pública Estadual, um exemplo de arquitetura romana na cidade e patrimônio cultural brasileiro, tombado pelo Decreto Municipal n. 973, de 4 de abril de 2001.

Os moradores de Guaxupé e região são convidados a colaborar com o projeto, fornecendo materiais de arquivo, como fotografias e documentos, ou compartilhando histórias sobre a antiga cadeia. Aqueles interessados em contribuir podem entrar em contato com a produção para verificar a possibilidade de participação.

A proposta do documentário é destacar o patrimônio material e arquitetônico do edifício, além de inserir novos realizadores no audiovisual. Isso será feito através das atividades do curso Memorabilia Audiovisual Cinema e Patrimônio, que busca capacitar estudantes para que possam atuar como realizadores. O filme pretende mostrar as transformações do local e da comunidade ao longo dos anos, eternizando a história desse patrimônio material de Guaxupé por meio do cinema.

Para Eudaldo Monção Jr, diretor do filme, "o objetivo dos projetos é realizar um documentário educativo que destaque o patrimônio material da cidade. Esse documentário poderá ser utilizado em conjunto com conteúdos regulares de ensino, abordando uma temática histórica e de extrema relevância para a comunidade. Além disso, visa difundir o conhecimento local em áreas como cultura, sociedade, patrimônio material, arquitetura, turismo, entre outras".

O projeto de formação audiovisual é idealizado e coordenado por Eudaldo Monção Jr. (Canô), que também é facilitador do curso. A produção é de Ana Elisa Leite Ribeiro (Lik Ribeiro), com roteiro e direção de Eudaldo Monção Jr. (Canô) e produção executiva de Rosângela Carozzi. Os projetos são realizações da Memorabilia Filmes, viabilizados através da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) e contemplados no Edital de Chamamento Público Nº 001/2023 - Audiovisual.

Desde novembro de 2022, a Memorabilia Filmes & Produções Culturais tem prestado serviços culturais em Guaxupé, realizando exibições cinematográficas como o Dia Internacional da Animação e o Circuito Tela Verde. Eudaldo Monção Jr., idealizador e coordenador do "Curso Memorabilia de Cinema e Patrimônio", também produziu o programa de rádio "Sintonizados", em comemoração aos 100 anos do rádio no Brasil, transmitido por todas as rádios do país através da Rádio Câmara dos Deputados, além dos filmes "Cinemas de Rua de Guaxupé" e "Da Cela à Sala", que está em desenvolvimento.