Alunos do Campus Muzambinho recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP

Os alunos Gustavo Costa Almeida e João Antônio Casagrande conquistaram medalhas de bronze na categoria nacional. Já os alunos César Barbieri Filho, Elisa Silva Carvalho, Moara Casagrande Varoni, Rafaela Alves Magalhães e Renan Vitor da Cunha, foram laureados com medalhas na categoria regional.

Alunos do Campus Muzambinho recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP
Dois alunos conquistaram medalhas de bronze na categoria nacional - Foto: Divulgação

Os estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho marcaram presença na solenidade de entrega de medalhas da 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP.

Os alunos Gustavo Costa Almeida e João Antônio Casagrande conquistaram medalhas de bronze na categoria nacional. Já os alunos César Barbieri Filho, Elisa Silva Carvalho, Moara Casagrande Varoni, Rafaela Alves Magalhães e Renan Vitor da Cunha, foram laureados com medalhas na categoria regional.

Os participantes que receberam menções honrosas foram: Bruno Custodio Fuentes, Marcos Paulo Prado Targa, Felipe Pereira Santos, Andrew Santos Duarte, Ana Paula Gomes Jaco, Ellen Leite Moreira, Júlia De Oliveira Reis, Flávia Eduarda Domingos, Diogo Dos Reis Silva, Pedro Lucio F. Garcia Leite, Erik Piza De Lima, Diogo Arthur Oliveira Dos Reis, Felipe Henrique Pinto Botelho, Ricardo Terra Silva Junior, Tuani Aparecida Figueiredo, Bianca de Paula Labanca Ribeiro, Paulo Otavio Henrique Silva, Arthur Bento Siqueira e Ana Clara Cristina Da Silva Dias.

“As olimpíadas cientificas mudaram a minha vida. Em especial as de matemática, que me mostraram o quão incrível a matemática pode ser e me fizeram apaixonar por ela. Uma premiação numa olimpíada tão importante quanto a OBMEP renova nossos ânimos, nos mostrando como a matemática pode abrir portas e nos proporcionar momentos incríveis”, citou a estudante Elisa Silva Carvalho.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e promovido com recursos do Ministério da Educação - MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. E tem como objetivos estimular e promover o estudo da Matemática; Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Acompanharam os estudantes na cerimônia, o Diretor de Ensino, Hugo Baldan Jr. e os docentes Manuel Messias, Maurício Michillo e Jansley Chaves. De acordo com Manuel, “Foi um grande privilégio presenciar a premiação desses e de outros estudantes, que receberam elogios da comissão organizadora”.

Manuel, ainda destacou que esta Olimpíada “é uma prioridade. Pois, a OBMEP: Olimpíada Brasileira de Escolas Públicas iniciou-se em 2005 para incentivar os alunos a se desenvolverem a cada dia mais em Matemática. Desde 1979 à 2004 só existia a OBM: Olimpíada Brasileira de Matemática que também foi idealizada pela SBM: Sociedade Brasileira de Matemática e o IMPA: Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Esse desenvolvimento vem por meio de vários programas que ajudam os estudantes a progredirem e lhes abrem muitas portas, como por exemplo: o PIC Programa de Iniciação Científica; o POTI: Polo Olímpico de Treinamento Intensivo; Vagas olímpicas em Faculdades; e anos atrás o Hotel Hilbert: um evento num certo local onde os alunos têm que cumprir tarefas, decifrar enigmas, resolver problemas e interagirem com vários outros estudantes de outras localidades. Todos esses eventos têm ajudado os estudantes em Matemática, em Raciocínio Lógico e em resoluções de questões em grupo. Destaco que entre os alunos que conquistaram medalhas, há participantes do nosso Programa de Iniciação Científica (PIC), desenvolvido pelos professores Manuel, Maurício e Chaves, ofertado quinzenalmente, aos sábados”.

Ele também citou que os docentes estão confiantes de que este evento servirá como um estímulo contínuo para que todos os estudantes busquem a excelência acadêmica e o aprimoramento constante em suas trajetórias educacionais.

Grupo de Estudos e a OMIF

No ano de 2013, teve início o Grupo de Estudos Pró-Olimpíadas, através do qual os estudantes se inteiram e discutem soluções de questões olímpicas. "Quando chegamos em 2016, quatro de nossos estudantes, junto ao professor Renato Machado, foram na Olimpíada Internacional Sem Fronteiras na Índia e vimos que o grupo tínhamos fôlego para alçar novos voos. Foi então que os professores de nosso Campus Carlos Renato Soares, Guilherme Alves Gonçalves, Manuel Messias da Silva, Maurício Minchillo, Raphael Antônio e Renato Machado Pereira, formularam o edital e a base ideológica da OMIF: Olimpíada de Matemática das Instituições Federais. Esta que, na sua última edição em maio de 2024 realizada em Cuiabá, premiou vários estudantes e os seus medalhistas ganharam direito a fazer um Cursinho Pré-Vestibular na cidade de Fortaleza no Ceará.

Diante de tantos resultados positivos, o professor disse também que, junto a professora Kátia Alves Campus do IFSULDEMINAS - Campus Machado, buscará formalizar um Grupo de Estudo Pró-Olimpíadas do IFSULDEMINAS.