Guaxupé lança plataforma para facilitar busca por emprego
O programa “Guaxupé Emprega” conecta empresas e candidatos na busca por oportunidades de emprego. A plataforma promove a geração de empregos e reduz custos de contratação para os empresários, além de promover a facilidade na procura por emprego.
Com o intuito de facilitar e ajudar a busca por empregos no município de Guaxupé, a prefeitura lançou a plataforma “Guaxupé Emprega”, quinta-feira (22), para promover a geração de empregos e reduzir custos para os empresários na hora de contratar. Candidatos e empresas poderão cadastrar seus currículos e vagas de forma on-line e gratuita.
Visando a usabilidade e a melhor acessibilidade, a plataforma foi criada em formato Web App, que se adapta melhor a dispositivos móveis, já que a grande maioria da população utiliza aparelho celular com internet, fator que facilita o cadastro dos interessados. De acordo com Isaías do Nascimento, co-fundador e CEO da Aaschi, empresa mantenedora da plataforma, o sistema possui uma tecnologia que consegue identificar o candidato que preencheu a vaga.
“O sistema de abertura de vaga, ele recomenda candidatos apenas com o perfil e isso é em cinco minutos. Temos outras prefeituras que trabalham e a gente tem a percepção que as empresas precisam para ontem e nem sempre ela tem agilidade e assertividade junto e a plataforma proporciona isso. Porém, nós dependemos da sociedade e do município para se engajar dentro desse projeto, que são os candidatos preencherem os currículos e as empresas solicitarem abertura de vagas, desde operacionais até gerenciais”, explicou.
Aquela velha maneira de bater de porta em porta à procura de emprego acaba sendo otimizada. A própria plataforma liga o perfil do candidato ao emprego qualificado, mostrando à empresa os inscritos compatíveis com a vaga.
“Gera um processo de identificação daquele candidato em relação às vagas oferecidas. Então vai ser muito bacana, muito útil. A gente espera que com isso muitas empresas que tem vagas hoje e não conseguem disponibilizá-las e muitas pessoas que estão procurando a oportunidade de trabalho e também não sabem das vagas. Então com essa junção com a entrada e funcionamento dessa nova oferta que a prefeitura de Guaxupé vai estar fazendo, a gente consegue trabalhar melhor e fazer isso tudo acontecer”, disse Carlos Alberto Cruvinel, secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.
A prefeitura salienta a importância da atualização dos dados, principalmente, o número de telefone, um dos principais modos de contato das empresas com os candidatos.
Outro benefício do “Guaxupé Emprega” será a identificação de problemas com a falta de profissionais qualificados. Com os dados dos cadastros, possibilitará o município desenvolver ações para capacitação, com a realização de cursos de formação para suprir as necessidades do mercado. Este resultado já foi percebido em cidades nas quais a plataforma foi implantada, como Andradas e Cordeirópolis (SP), onde foram promovidos cursos a partir da necessidade de qualificação.
“A plataforma, a partir que você tiver lá no relatório, vai conseguir identificar que tem determinadas carências e isso vai fazer com que as pessoas possam se qualificar para vagas específicas e assim elas conseguem ter um desempenho profissional muito melhor”, ressaltou Isaías.
O sistema do “Guaxupé Emprega” está disponível no site oficial da prefeitura: www.guaxupe.mg.gov.br. Para quem não tem acesso à internet ou tem dúvidas de como realizar o cadastro, serão disponibilizados pontos de atendimento, como a sede da Associação Comércio e Indústria de Guaxupé (Acig) e também na Secretaria de Desenvolvimento Social.
“As pessoas, às vezes, não têm um celular, um computador, tem dificuldade no preenchimento, então vamos ter pontos de apoio para que ninguém se sinta excluído no processo e todo mundo passe a ter oportunidade”, ressaltou o secretário.
Saldo positivo
O saldo de empregos até o mês de julho na cidade de Guaxupé foi positivo. No acumulado destes sete meses, foi anotado um saldo de 272 empregos formais. É o que apontam os dados do Caged.
O saldo do Caged é definido de acordo com o número de novas admissões ou desligamentos durante um período. Ou seja, se os números são positivos, significa que mais pessoas foram contratadas do que desligadas.
No acumulado, foram registradas 4.188 admissões para o período, em relação aos 3.916 desligamentos. O setor de serviços registrou a maior marca, com 186 de saldo; já o setor de comércio teve mais demissões, fechando com saldo negativo (-27).
Comentários (0)
Comentários do Facebook