Letargia
Aqui no Sul de Minas a varíola dos macacos já chegou. Poços de Caldas e Pouso Alegre confirmaram um caso cada, outras dezenas de cidades têm suspeitos aguardando resultados. A doença vem causando preocupação em todo o globo. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que o atual surto de varíola dos macacos (monkeypox) já é uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).
Médicos e cientistas de diversos países tentam encontrar respostas para saber como o vírus tem conseguido se disseminar de forma significativa, além do continente africano. A varíola dos macacos já pode ser considerada um risco para toda a população. Acabamos de passar por uma pandemia. Mesmo sendo menos letal, devemos manter cuidados já que o vírus pode sofrer mutações... será que não aprendemos nada com a Covid-19? A sociedade vive em uma corrida com obstáculos, se não pegar impulso para pulá-los, cairemos de cara no chão.
Enquanto os governos andam a passos lentos para impedir a disseminação da doença, fique sabendo algumas formas de prevenção. Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas com suspeita ou confirmação da doença; manter sempre as mãos higienizadas; não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos ou quaisquer objetos pessoais. A transmissão por gotículas respiratórias é rara e só acontece através de contato pessoal prolongado.
Já os sintomas costumam aparecer até o 5º dia de contato. A pessoa pode apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. Após três dias do início dos sintomas, aparece o sintoma mais característico da doença: as lesões na pele. Geralmente, aparecem na palma das mãos, boca, planta dos pés, rosto, peito, regiões genitais. Ah, é necessário evitar contato com a pessoa doente até que as feridas estejam cicatrizadas.
Vamos nos cuidar, cobrar das autoridades, de todas as esferas governamentais que ajam intensificando as medidas de prevenção, combate e controle da doença.
Comentários (0)
Comentários do Facebook