Desconfiança

Desconfiança

Uma muda de café demora de 2 a 3 anos para começar a produzir. Plantados em filas, formam corredores extensos. Com essa organização, acaba facilitando a colheita do fruto. Para você que toma aí o seu cafezinho, compra ele embalado, pronto para preparar na água quente, você nem imagina o trabalho que dá produzi-lo.

Quem produz dá o suor para ter uma boa safra, cuida e dedica grande parte do seu dia ao seu cafezal. Por fim, chega a hora de vender tudo aquilo que colheu para ter o retorno financeiro. Muitos ainda têm a inocência de confiar e entregar nas mãos de uma empresa, apesar de ter CNPJ, sem nenhum tipo de documento comprovando a saída do produto da sua propriedade esperando o devido retorno.

Pois bem, idoneidade não tem aparência e não fica estampada na cara das pessoas. Imagina você labutar sol a sol e, no final, aquele a quem você confiou, ter a capacidade de sumir com todo o seu esforço e o seu retorno não aparecer, deixando famílias, funcionários e histórias ao Deus-dará.

De maneira oposta, tem pessoas que cismam até mesmo de um destacado centro de pesquisa que existe há 120 anos. O Instituto Butantan, referência na produção de imunobiológicos, apostou em Guaxupé para ser um dos locais de estudo da sua nova vacina contra a Covid-19, a ButanVac. Aqueles que não sabem o significado da palavra voluntariado, começaram a bater o pé igual criança birrenta, dizendo que não vai ser cobaia de estudo nenhum. Mas será que isso é desconfiança ou ignorância?

São duas ocasiões que fazem a gente desconfiar e refletir se a humanidade tem jeito. Vivemos em uma sociedade com pessoas de pensamentos perversos (todos tem seu lado maldoso), mas o problema aparece quando eles são externados. Muitas pessoas utilizam esse lado para cometer crimes, ou pode ser de menor grau para prejudicar o outro, por exemplo, disseminando informações inverídicas.

É difícil acreditar na humanidade em que ninguém se importa com o outro. Mas não podemos perder a esperança de que tudo vai melhorar. Atitudes individuais, nas quais cada um dá o seu melhor para fazer a diferença. Tem que manter a cabeça erguida e lutar para sobreviver às situações ruins que nos cercam.