O BATISMO NOS CONVIDA A PASSAR PELO MUNDO FAZENDO O BEM

O BATISMO NOS CONVIDA A PASSAR PELO MUNDO FAZENDO O BEM

 

Toda pessoa que nasce, nasce para algo, para realizar uma missão, para abraçar uma tarefa em favor do bem da humanidade. Sabendo disso, Jesus, por volta dos 30 anos, sai de sua casa, de sua família, de Nazaré, e dirige-se ao deserto, onde vivia João Batista. Jesus deseja ser batizado, deseja mergulhar sua vida em Deus e ouvir de Deus qual é o propósito da sua existência.

Com o Batismo de Jesus, a Igreja encerra o tempo natalino, ou ciclo do Natal, e inicia o tempo da vida pública de Jesus, tempo de Missão, tempo de Caminhar, Tempo Comum. Ao celebrarmos a festa do Batismo de Jesus, poderíamos nos perguntar: Por que Jesus precisou ser batizado. Na verdade, Jesus não precisou ser batizado; Ele quis ser batizado, seja para nos falar da necessidade do Batismo para a nossa salvação.

            Com o Evangelho de Lucas 3, 15-16. 21-22 o evangelista deixou claro, antes de Jesus começar seu ministério já existia um tipo de Batismo: o Batismo de João. No entanto, o próprio João revelou ao afirmar: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu... Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo” (Lc 3,16).

De fato, após o Batismo realizado por João, Jesus se colocou em oração, e, “enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba” (Lc 3,21-22). O que São Lucas quer nos mostrar é que Jesus não recebeu o Espírito Santo da água, isto é, do Batismo de João, mas do alto, do céu, que se abriu sobre Ele enquanto rezava. O Batismo não é algo mágico. Não basta receber o Espírito Santo no batismo e já estamos automaticamente destinados à vida eterna. Inúmeras pessoas já foram batizadas, mas quantas delas aceitam ser conduzidas pelo Espírito Santo?

Você entende da importância do seu batismo? O BATISMO NÃO É UMA FESTA SOCIAL! Quantas pessoas batizam seus filhos por superstição, como se fosse um mero ato SOCIAL, é como se isto fosse ter que acontecer, porque que eu mostre fotos para a sociedade, isto tem que acontecer para que eu faça uma festa de Batismo. Isto tem que acontecer para que meu filho tem madrinha, padrinho. O queremos compreender com tudo isto, é que algumas pessoas enxergam o batismo como apenas FESTA HUMANA, COMO UMA FESTA SOCIAL, temos que entender que Batismo é Sacramento, é SALVAÇÃO. O Batismo é um Sacramento que Jesus deixou para nós Salvar, não é coisa deste mundo.

 

O Código Direito Canônico parágrafo 849, “o Batismo é a Porta de todos os Sacramentos. Sem o Batismo você não pode casar, não pode confessar, se o Batismo ninguém pode ser Padres, sem o Batismo eu não posso receber a unção dos enfermos, sem Batismo eu não posso ser Crismado, sem Batismo eu não posso receber as Eucaristia, olha a importância deste Sacramento. O Batismo é a porta de todos os sacramentos, é a porta da Salvação.

Quando somos batizados o céu se abre para nós. O batismo nos faz participante da Divindade de Cristo. Ora, o Batismo nos faz Divino, o Divino toca nossa humanidade.

O Batismo me configura no Cristo, Eu entro na vida de Deus e Deus entra na minha vida. Que dia você foi batizado? Esse foi o dia do seu nascimento para Cristo.

Batismo imprime caráter indelével, você é configurado a Cristo, você é chamado a ser outro Cristo.

 

BATISMO.

  1. Posso levar padrinhos amasiados?

Não pode. Se casado, que seja casado na Igreja e não apenas no Civil.

 

Posso levar padrinhos evangélicos?

Não. Pessoa evangélica só pode ser como testemunha.

 

  1. Pais da criança não sendo casados na Igreja, poderão batizar o filho?

Pode.

  1. Menores de idade podem ser padrinhos de batismo?

Não, pode só maiores de 16 anos.

  1. Posso batizar meu filho em outra Paróquia (outra cidade)?

Sim, neste caso deverá ir à paróquia que frequenta e pedir uma autorização para o padre.

  1. Quero batizar o meu filho. O que fazer?
  • Pai ou a mãe deverá ir à secretaria da Paróquia e levar a xerox da certidão de nascimento da criança e a certidão de casamento dos padrinhos de batismo se casados na Igreja.

 

      OBS.: Lembrando que o batizado é marcado com um mês de antecedência.

 

Para ser Padrinho...

                                       .... É necessário:

De Batismo (Cânon 874)

 

  • Ser maior de 16 anos.
  • Ser Católico.
  • Ter sido Batizado, ter feito a 1ª Comunhão e ter sido Crismado.
  • Se casado, que seja casado na Igreja e não apenas no Civil. Deverá apresentar na secretaria a certidão de casamento dos Padrinhos.
  • Não ser amasiado.
  • Ser cristão consciente e praticante.
  • Que leve uma vida de acordo com a fé.
  • Que não esteja impedido por pena canônica.

Que não seja o pai ou a mãe batizando.