Tecnologia para o bem comum

Tecnologia para o bem comum

Vivemos um novo mundo, o mundo onde as novas tecnologias avançam, as informações circulam em velocidade extrema, permitindo ver em tempo real o que antes não podia ser visto. Essa integração entre tecnologia e ser humano quebra barreiras, possibilitando a substituição da presença real. Câmeras de monitoramento existem há anos e com o tempo foram ficando cada vez melhores, assim, juntando com a conexão via internet, estes equipamentos vêm sendo aproveitados pelas forças de segurança na identificação de pessoas, veículos envolvidos em ocorrências de furtos e roubos, entre outros crimes.

O uso destes equipamentos era mais utilizado por estabelecimentos comerciais, condomínios, empresas, residências. Esse instrumento passou a ser visto como estratégia de segurança por cidades como Arceburgo. O município está utilizando deste meio tecnológico de alto aproveitamento para ajudar a diminuir a criminalidade. Isto insere Arceburgo dentro de um rol de cidades que possuem videomonitoramento em pontos estratégicos. Por ser uma cidade de pequeno porte, facilita a instalação nas poucas entradas que existem, com isso, quem entra e quem sai não passa despercebido.

Por ser uma ferramenta de fácil manuseio e com imagens extremamente nítidas, acabou se tornando peça fundamental, principalmente, para a Polícia Militar da cidade. As câmeras estão posicionadas em pontos elevados, possuem recursos de movimento e aproximação, privilegiando a visão do operador. Isto facilita demais o trabalho da PM, a imagem, juridicamente falando, é um material irrefutável, servindo como prova.

Segundo o artigo 144 da Carta Magna, a segurança pública é um dever do Estado, mas também é um direito e responsabilidade de todos. Sem dúvidas, a implementação destes modernos equipamentos traz mais segurança para a população. Mais uma vez, Arceburgo sendo exemplo para outras cidades da região, utilizando de um instrumento inovador em benefício da sociedade para coibir a prática delituosa.