Guaxupé estuda modelo de autarquia municipal para saneamento em visita ao DMAE de Poços de Caldas

O objetivo foi compreender como funciona a autarquia municipal e avaliar se esse modelo pode ser adotado em Guaxupé, caso ocorra um rompimento de contrato com a Copasa.

Guaxupé estuda modelo de autarquia municipal para saneamento em visita ao DMAE de Poços de Caldas
Autoridades de Guaxupé foram recepcionadas pelo prefeito Paulo Ney no Centro Administrativo - Foto: Divulgação

A administração municipal de Guaxupé está analisando alternativas para a gestão do saneamento básico no município. Atualmente atendida pela Copasa, a Prefeitura estuda a possibilidade de municipalizar o serviço e, para isso, realizou uma visita técnica ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas na última quarta-feira (26).

A comitiva, composta por secretários municipais, técnicos e pela Procuradora Geral do Município, foi recebida pelo prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, e conheceu as dependências do DMAE, incluindo o novo Centro Administrativo. O objetivo foi compreender como funciona a autarquia municipal e avaliar se esse modelo pode ser adotado em Guaxupé, caso ocorra um rompimento de contrato com a Copasa.

Referência regional

A Procuradora Geral de Guaxupé, Lisiane Cristina Durante, destacou a importância de buscar exemplos bem-sucedidos na área de saneamento. “Estamos buscando experiências exitosas no setor, e Poços de Caldas é a nossa referência na região. Ficamos impressionados com a grandiosidade da estrutura, a dedicação dos funcionários e a qualidade do serviço prestado. Iremos detalhar nossa visita ao prefeito Jarbinhas e, se Guaxupé optar pelo modelo de uma autarquia municipal, esperamos contar com o apoio do DMAE de Poços de Caldas”, afirmou.

O diretor do DMAE, Paulo César Silva, reforçou as vantagens de um serviço municipalizado, ressaltando que o modelo permite maior proximidade com a população e mais eficiência na prestação dos serviços. Ele também destacou a importância da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), que reúne 2.500 cidades e tem fortalecido essa alternativa em todo o país.

Universalização do saneamento

Outro ponto abordado na visita foi a universalização dos serviços de saneamento, cuja meta nacional tem prazo até 2033. Poços de Caldas já alcançou esse objetivo, sendo o único município de Minas Gerais com mais de 150 mil habitantes a atingir a universalização do saneamento, segundo dados divulgados este ano pelo Instituto Trata Brasil.

A equipe de Guaxupé conheceu o funcionamento do Centro de Controle Operacional, que utiliza telemetria e Inteligência Artificial para monitorar o abastecimento e a distribuição de água, além dos setores Comercial e de Hidrômetros.

A visita foi concluída no novo Centro Administrativo, onde os representantes guaxupeanos puderam conhecer as secretarias de Planejamento, Obras e a Procuradoria Geral do Município.

Entre os participantes da visita estavam os secretários municipais de Planejamento e Urbanismo, Márcio Antônio Gonçalves Pereira; de Administração, Benedito Resende Neto; de Obras e Serviços, José Luiz Ribeiro; além da Procuradora Geral Lisiane Cristina Durante e outros técnicos da Prefeitura de Guaxupé.

A administração municipal segue avaliando a viabilidade da municipalização do saneamento, considerando tanto os desafios quanto os benefícios que o modelo pode trazer para a cidade.