Voz do povo
“‘A voz do povo é a voz de Deus’, diz antigo e famoso provérbio. Acontece que Deus não se manifesta de forma assídua e muitas vezes a voz do povo não tem uma única voz. Nesse sentido, surgem representantes que interpretam a seu modo a voz do povo e se empenham em empregar recursos públicos que lhes asseguram o controle do aparelho do Estado. Bem ironizou o sociólogo Francisco Weffort em um de seus estudos sobre populismo, ‘todo o poder emana do povo, fiquemos sempre com o poder e estaremos com o povo’”.
Esse foi um trecho colocado pelo juiz da 1ª Vara de Guaxupé, dr. Milton Biagioni Furquim, em sua decisão favorável à Ação Civil Pública protocolada pela prefeitura de Guaxupé, para tentar reverter a cobrança da taxa de esgoto. Aí você me pergunta, mas de novo esse assunto? É, essa novela parece não ter fim. O juiz então ouviu o clamor popular e suspendeu a cobrança indevida para os guaxupeanos.
Se torna uma esperança para o consumidor que depende dos serviços da Copasa. Mas, por ser uma decisão em primeira instância, tanto a Arsae quanto a Copasa podem tentar derrubar a liminar já que ainda cabe recurso. Mas, se tentarem desobedecer e cobrar o inexistente, podem sofrer multa de até R$ 10 mil por dia.
A voz do povo também foi ouvida pelo governador Romeu Zema que esteve na região. Ele veio a Guaxupé ouvir os produtores de café, principalmente, aqueles afetados pela geada. Zema recebeu pedidos, quis saber se estão sendo assistidos e como o governo pode ajudar para tentar reverter os danos causados pelo fenômeno natural.
Outra pauta trazida pela visita do governador foi o retorno das cirurgias eletivas, tão esperadas. Os procedimentos foram interrompidos por conta da pandemia, mas aos poucos estão retornando. Zema anunciou R$ 120 milhões para as cirurgias. Tem muita gente esperando por um procedimento, pessoas que sofrem todos os dias. Esperamos este retorno tão aguardado e que, de fato, sejam realizadas as cirurgias eletivas e saiam do papel.
Comentários (0)
Comentários do Facebook