Catarata: 139 olhos passarão por cirurgia na Santa Casa de Bariri após emenda conquistada pelo vereador Edcarlos Santos junto a parlamentares de Brasília
A espera de 60 das 112 pessoas que estavam na fila de espera para realização de cirurgias de catarata em Bariri está chegando ao fim. No último sábado (03), sessenta pacientes receberam triagem; desse total de triados, 139 olhos passarão por cirurgia na primeira fase do procedimento em Bariri. O custeio das cirurgias foi adquirido pelo vereador Edcarlos Santos, que viajou para Brasília em busca de emendas parlamentares para esta e outras demandas.
“Os recursos vieram através das emendas do deputado federal Luis Carlos Motta e do ex-deputado e atual presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, a meu pedido. Com isso foi possível fazer uma parceria com a diretoria de Saúde. Estas emendas receberam autorização na sessão de 7 de agosto, quando naquela noite, outros três projetos trataram de recursos vindos através das viagens que realizei a Brasília”, destacou Edcarlos.
Segundo o parlamentar a previsão é que as primeiras cirurgias sejam iniciadas já a partir deste sábado (09). Os procedimentos acontecerão na Santa Casa de Bariri, sob comando do médico oftalmologista José Eduardo Marques. Em vídeo divulgado nas redes sociais, a diretora de Saúde, Irene Chagas, agradeceu a iniciativa de Motta e Agostinho.
O assunto da longa fila de espera para cirurgias de catarata em Bariri foi levantado no Legislativo por Edcarlos em julho. Na oportunidade, o nobre fez um paralelo entre o número de pessoas na fila e o gasto da gestão Abelardinho com decoração festiva, no período de seis meses; segundo Edcarlos, prefeitura gastou R$ 152 mil com enfeites de eventos.
Outro ponto abordado pelo vereador diz respeito à falta de médico oftalmologista na Rede Municipal de Saúde. Edcarlos expôs que a fila de pacientes que esperam por consulta nesta especialidade também é grande em Bariri.
“Alguém, por favor, ilumine a mente desses diretores. Fico indignado. Se pegar todo mundo que está sem passar por oftalmologista, vai aumentar o número de pessoas que precisam fazer cirurgia de catarata, pois muitos ainda não foram diagnosticados. Não tem ninguém coerente ou adulto nessa gestão. É a equipe inteira de Peter Pan”, disse o parlamentar.
Comentários (0)
Comentários do Facebook