OS PRINCIPAIS PROCESSOS DE UMA BOA CONTRATAÇAO REALIZADA PELO RH DA EMPRESA

OS PRINCIPAIS PROCESSOS DE UMA BOA CONTRATAÇAO REALIZADA PELO RH DA EMPRESA

Os processos de contratação realizadas pelo RH envolve algumas etapas consideradas essenciais para garantir que a empresa encontre o candidato que mais se adeque a vaga proposta. Um planejamento estratégico de recrutamento e seleção que defina objetivamente a necessidade da vaga, é preciso uma descrição detalhada do cargo, responsabilidades, habilidades requeridas para definir o candidato ideal.
Divulgação da vaga em redes sociais, sites corporativos e outros canais relevantes de fácil acesso a todos e alcançar candidatos qualificados para as vagas divulgadas. Após essa divulgação é realizada a triagem de currículos com base na descrição de cargos.
Próximo passo, conduzir entrevistas estruturadas para avaliar habilidades, técnicas, experiência e compatibilidade com a cultura da empresa, dependendo do cargo aplique testes técnicos, psicométricos ou de habilidades para obter uma visão mais profunda das competências dos candidatos. Checar referências profissionais, fazer verificações de antecedentes e confirmar as informações avaliando o histórico do candidato, faça a oferta de emprego ao candidato selecionado, detalhes como: salário, benefícios, condições de trabalho e as políticas básicas das empresas.
É necessário planejar um processo de integração para ajudar o novo funcionário a se adaptar ao ambiente de trabalho e entender suas funções e responsabilidades do cargo. Durante essa trajetória e melhorias contínuas o feedback é essencial. Avalie o período de experiência após a contratação para identificar áreas de melhoria e garantir uma eficácia contínua.
A cada etapa realizada do recrutamento e seleção é de extrema importância o cuidado para garantir a contratação seja justa e eficaz beneficiando empresa e o novo colaborador.