Melhoria na comunicação interna nas empresas / Gerenciamento de Conflitos

Melhoria na comunicação interna nas empresas / Gerenciamento de Conflitos

A comunicação interna nas empresas ou organizações é determinante para alcançar o sucesso e a eficiência do desenvolvimento humano. Uma comunicação deficiente pode levar a um ambiente de trabalho tóxico e perda de produtividade. Conflitos mal geridos podem levar falhas nos serviços e aumento de custos ocultos na empresa, afetando a execução de processos rotineiros e cumprimentos de prazos e metas. Clientes internos e externos, percebendo essa falha na comunicação, terá uma imagem distorcida, como um sinal de desorganização e falta de profissionalismo podendo até prejudicar a imagem e o marketing da empresa. O feedback inadequado ou a falta dele faz com que o colaborador da empresa se sinta desmotivado e desvalorizado.

Entretanto, entender e implantar estratégias eficazes nessas situações é fundamental.

 

Gerenciamento dos Conflitos

 

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, devido a dissemelhança de personalidades, opiniões, objetivos, metas, necessidades individuais, etc...

Nesse caso o primeiro passo para gerenciar os conflitos de uma empresa é buscar a prevenção e promover uma cultura de feedback aberto, onde todos têm a oportunidade de expressar suas opiniões, sugestões, críticas construtivas e elogios, isso ajuda os funcionários a identificar suas áreas de melhoria e a desenvolver suas habilidades, promovendo o crescimento profissional. As empresas devem encorajar a comunicação clara e honesta a todos envolvidos e fornecer treinamentos sobre habilidades interpessoal e resolução de conflitos, assim permite que problemas sejam identificados e resolvidos mais rapidamente, antes que se tornem maiores.

Quando um conflito surge, é importante aborda-lo de forma minuciosa, ambas as partes devem ser ouvidas de forma imparcial para compreender completamente a origem do conflito, em seguida explorar possíveis soluções. Encorajar os envolvidos para criar uma solução aceitável e reciproca para transformar tal conflito em uma oportunidade de crescimento e melhoria.

O acompanhamento é importante, para garantir que a solução esteja movimentando-se para evitar que se repita um novo conflito.

 

Melhoria da Comunicação Interna

 

Para a melhoria de comunicação interna, a empresa deve adotar técnicas que incentive a troca de informações bem estruturada, como por exemplo, reuniões regulares, e-mails informativos, ferramentas de colaboração online, painéis informativos, avisos corporativos, conteúdos informativos e motivacionais. Esses canais em geral devem ser acessíveis e utilizados de maneira densa, para todos da equipe estejam engajados e atualizados. Todos devem se sentir a vontade de dar feedbacks 360 graus (envolvendo todos).

Portanto, gerenciar conflitos e melhorar a comunicação interna, são ângulos e visões, interligados e essenciais para criar um ambiente harmonioso e produtivo.