Operação Grileiros: Gaeco cumpre mandados na Secretaria Jurídica de Bauru

Operação Grileiros: Gaeco cumpre mandados na Secretaria Jurídica de Bauru

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Grupo Organizado (Gaeco) cumpriu mandados de busca e apreensão na Secretaria Jurídica da Prefeitura de Bauru, em uma investigação contra grilagem de imóveis no município na última sexta-feira (11). Segundo o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), a ação denominada ‘Operação Grileiros’ foi deflagrada pois foram identificados novos alvos relacionados à organização criminosa já investigada.
O Gaeco mira possíveis atos de corrupção envolvendo um procurador jurídico da Prefeitura de Bauru, com a participação também de um corretor de imóveis e de outro integrante da organização criminosa. Mandados também foram realizados em São Paulo.
Além disso, o MP-SP identificou criminosos que auxiliavam na falsificação de contratos usados posteriormente pela organização para processos de usucapião, que é um instituto jurídico que permite adquirir uma propriedade após a posse por um período determinado, e adjudicação compulsória, que permite a transferência de um imóvel para o comprador, mesmo que o vendedor não cumpra com suas obrigações.
Essa segunda fase da operação foi realizada com apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil, e também contou com a participação de promotores de Justiça e servidores do Ministério Público.
Até o momento, a investigação, que continua em andamento, resultou no comprimento de mais de 40 mandados de busca e apreensão, diversas prisões preventivas, medidas cautelares pessoais e sequestro de imóveis apontados como possíveis produtos do crime.

Prefeitura de Bauru diz que está colaborando com investigações

Em nota, a Prefeitura de Bauru afirmou que tem colaborado com o Ministério Público e com o Gaeco, fornecendo documentos e informações que foram fundamentais para o avanço das investigações e para o desencadeamento da operação:


“A prefeitura, por meio de sua Procuradoria Geral, informou que acompanha desde a primeira fase os desdobramentos da Operação Grileiros, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A nova etapa da operação ocorreu na manhã desta sexta-feira (11), com diligências realizadas na Secretaria de Negócios Jurídicos. Desde o início, a prefeitura tem colaborado de forma ativa e transparente com o Ministério Público e o Gaeco, fornecendo documentos e informações que foram fundamentais para o avanço das investigações e para o desencadeamento da operação. No desdobramento ocorrido nesta data, a Administração Municipal reforça que segue à disposição das autoridades para contribuir com o que for necessário. Segundo informações repassadas, a investigação apura o possível envolvimento de um servidor de carreira da pasta. A prefeitura de Bauru reitera seu compromisso com a legalidade, a ética e a transparência, princípios que norteiam todas as ações da atual gestão”.