Paróquia Santa Luzia celebra 22 anos com festa repleta de atividades
No próximo dia 1º de maio de 2024, em uma celebração marcada pelo Dia de São José Operário e também pelo Dia do Trabalho, a comunidade de Bariri, se une em festa para comemorar o 22º aniversário da Paróquia de Santa Luzia. Esta história, rica em fé e determinação, teve início há mais de duas décadas. A comemoração contará com quermesse, shows, bingos e almoço.
A Comunidade, que hoje compõe a Paróquia de Santa Luzia, nos altos da cidade onde está o maior contingente populacional do município, teve seus primeiros passos espirituais orientados pelos Padres da Paróquia Nossa Senhora das Dores. “Com dedicação e abnegação, esses religiosos guiaram os fiéis, conduzindo-os à vida religiosa. Esse período foi marcado por desafios, mas o povo, fiel a Deus, superou cada obstáculo com esperança, oração e trabalho árduo”, disse o pároco Carlos Menezes.
O marco da fundação da Paróquia de Santa Luzia foi estabelecido em 1º de agosto de 1998, graças à ordenação presbiteral do Pe. José Edmilson Santos, em 7 de junho do mesmo ano. Mesmo recém-ordenado e sem experiência, o Pe. José foi designado para iniciar sua missão sacerdotal junto a uma comunidade ávida por orientação espiritual. “Nos altos da cidade, essa comunidade, embora simples, ansiava por Deus, pela catequese, pela vivência dos sacramentos e por um líder que a conduzisse de perto em sua jornada de fé”, completa o padre.
Após intensos preparativos, no dia 1º de agosto de 1998, o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Joviano de Lima Junior, determinou que Bariri teria uma nova Paróquia, a de Santa Luzia. Entre essa data e o dia de sua fundação, em 1º de maio de 2002, houve um período de provação, onde a paróquia foi denominada como "quase paróquia", enquanto se estabelecia sua autonomia.
Há quase 40 anos, diversos membros da comunidade católica dos altos da cidade, reuniram-se com o padre Morales com o objetivo de definir qual seria a padroeira da nova comunidade que estava para nascer. Em votação unânime, escolheram Santa Luzia. Seduzidos pela história desta santa muito popular e conhecida por todos, queriam que Santa Luzia fosse exemplo de vida cristã para todos aqueles que viessem fazer parte da nova comunidade.
“Hoje com alegria, nossa comunidade celebra seu 22º aniversário na certeza de que toda essa história vivida e rezada só tem a colher seus frutos e de continuar sendo essa igreja de Jesus viva e presente, hoje mais estruturada com suas pastorais, ministérios e movimento”, finaliza padre Carlos.
Comemorações
No próximo sábado (20), a Paróquia Santa Luzia dará início às comemorações de seus 22 anos de fundação. A festividade se estenderá até o dia 5 de maio, prometendo momentos de confraternização e espiritualidade para toda a comunidade.
A programação diversificada contempla uma série de atividades ao longo das duas semanas de celebração. Destacam-se a tradicional quermesse, almoço festivo, tarde da fogazza, missa e benção especial.
A quermesse ocorrerá em três finais de semana consecutivos: 20, 21, 27 e 28 de abril, além dos dias 4 e 5 de maio. O pátio externo da igreja será o palco das barracas que oferecerão uma variedade de quitutes, incluindo salgados, churrasco, pizza, doces e bebidas.
As noites de quermesse serão animadas com shows ao vivo de cantores e grupos locais. A programação musical conta com apresentações de artistas como Anísio & Paulo Vitor (20/4), Mary Tavares (21/4), Henrique & Reinaldo (27/4), Soraia Sadi (28/4), João Paulo & Rafael (04/5) e Outro Alguém (05/5).
No dia 1º de maio, quarta-feira, data do aniversário da paróquia, uma missa em ação de graças será celebrada pelo Padre Carlos Menezes Jr. às 16h, com uma benção especial aos trabalhadores. Logo em seguida, a partir das 17h, terá início a tarde da fogazza, com venda de bebidas e mesas no local.
Para encerrar as festividades em grande estilo, no domingo, dia 5 de maio, a partir das 11h30, será servido um almoço festivo acompanhado de um grande show de prêmios, nas barracas da quermesse.
Comentários (0)
Comentários do Facebook