Câmara de Jaú derruba urgência de projeto que prevê a volta dos rodeios no município; PM é acionada para conter embate entre manifestantes

Câmara de Jaú derruba urgência de projeto que prevê  a volta dos rodeios no município; PM é acionada para conter embate entre manifestantes

De um lado, representantes da causa animal liderados por integrantes da Apaja (Associação Protetora dos Animais de Jaú). Do outro, apoiadores do rodeio que clamam pela volta da tradicional festa em Jaú. A sessão ordinária de segunda-feira (27) da Câmara Municipal de Jaú foi marcada por clima tenso e muita confusão entre os dois grupos. Por 10 votos contra 6, o Legislativo derrubou a urgência do projeto de Lei que pretende liberar a realização dos rodeios no município. Os eventos com animais estão proibidos na cidade desde 2013.
De autoria dos vereadores Luiz Henrique Chupeta, Bill Luchesi, Fabio Eduardo de Souza, José Segura, Luiz Maurílio Moretti, Marcos Brasil e Jefferson Vieira, o Projeto de Lei do Legislativo nº 25/2022 estava previsto para tramitar em regime de urgência, e em primeira discussão na sessão desta semana. 
O documento prevê a alteração da Lei n° 4.810, de 18 de junho de 2013, que proibia a realização de rodeios, touradas, vaquejadas, farras do boi e eventos similares. Com a iniciativa, os autores pretendem manter a proibição apenas para a realização de touradas, vaquejadas e farras do boi, excluindo o termo “rodeios” do texto da lei.
Votaram contra a urgência os vereadores Paulo Gambarini, Rodrigo de Paula, Carlos Lampião, Leandro Passos, Luizinho Andretto, José Carlos Borgo, Mateus Turini, Marcos Brasil, Tito Coló e a suplente Cléo Furquim. Com isso, a propositura deve seguir os trâmites normais, sendo analisado nas comissões permanentes antes da votação (que ainda não tem data definida).
Com a derrubada do regime de urgência, manifestantes pró rodeio se revoltaram e uma confusão entre os grupos tomou conta do plenário. O presidente da Câmara João Brandão (Patriota) pediu ordem e suspendeu a sessão até que os ânimos se acalmassem. A Polícia Militar foi acionada após os seguranças do Legislativo pedirem reforço para conter a confusão entre os manifestantes. Cartazes foram rasgados e vereadores chegaram a ser ameaçados verbalmente.  
Nas redes sociais, o vereador Rodrigo de Paula celebrou a derrubada da urgência. O nobre sugere a realização de uma audiência pública devido ao interesse popular da matéria. 
“Conseguimos! Acaba de ser derrubada a urgência do Projeto de Lei que autoriza a prática de Rodeios em Jaú. Sem urgência! Sem aprovação hoje! O projeto volta as comissões e se os autores entenderem a importância de audiência pública, consulta pública e outros trâmites que venho a tanto tempo chamando a atenção, que são importantes para poderem ouvir a todos, todos, será importante para um dia o projeto e a gente evoluir”, publicou Rodrigo. 
 

Mobilização contra rodeio

Na página oficial da Apaja, a mobilização contra a volta dos rodeios em Jaú segue firme. A associação divulgou um vídeo no qual é exibido um relato do locutor Asa Branca que, em entrevista à ativista Luisa Mell antes de seu falecimento, expõe situações de maus-tratos a animais que participam das competições.
A Apaja também publicou em sua página um vídeo do Deputado Federal Ricardo Izar. O parlamentar oferece para Jaú uma emenda no valor de R$ 300 mil para realização de shows e eventos culturais que não envolvam montaria em touros. 
“Voltar atrás é um retrocesso. O respeito aos animais é impostante porque eles sempre sofrem. Eles merecem o nosso respeito e nosso carinho. Se vocês não aprovarem esse projeto eu mando um recurso de R$ 300 mil para evento cultural. Podemos fazer um show onde as pessoas vão poder confraternizar do mesmo jeito. Maus-tratos não é cultura”, disse Ricardo Izar.  
 

Mobilização pró rodeio

Do outro lado, apoiadores do rodeio defendem o argumento de que a festa existe em todas as cidades da região, com a exceção de Jaú. Para o grupo, a volta da festa poderia movimentar a economia da cidade através do Turismo e geração de empregos.
O locutor Teddy Viana gravou um vídeo apoiando o projeto de lei que pede a volta dos rodeios. O conteúdo foi exibido na página da empresa J. K. Produções
“A Expo Jaú é uma festa maravilhosa, uma festa tradicional, conhecida em todo o Brasil, que traz os melhores shows, exposições, parque de diversão, praça de alimentação ampla; os melhores profissionais do rodeio. Fomenta todo o comercio da cidade e as pessoas conhecem a Capital do Calçado Feminino. Apoio os vereadores e vamos juntos pela volta do rodeio na cidade de Jaú”.