Despejo irregular de esgoto no Rio Jacaré-Pepira é investigado em Bocaina
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Polícia Civil investigam a origem de um lançamento irregular de esgoto, sem tratamento, em trecho urbano do rio Jacaré-Pepira, em Bocaina. Moradores flagraram o despejo de esgoto in natura (ou seja, sem tratamento) em um ponto do rio a cerca de seis quilômetros do Centro da cidade.
A gravação mostra o líquido de coloração escura saindo de um encanamento, na margem, direto para o manancial, nas proximidades da ponte do Rio Jacaré-Pepira.
Em nota, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), responsável pelo serviço de água e esgoto no município, alega que fez uma vistoria no local domingo (28).
“O fato já foi reportado à Cetesb e às autoridades policiais, a fim de apurar a responsabilidade do lançamento irregular. A Sabesp esclarece que realiza monitoramento periódico do rio. O município de Bocaina apresenta índices de atendimento de 98,9% com coleta de esgoto, dos quais 100% são encaminhados para tratamento”, disse a Sabesp.
A empresa ainda afirma que constatou que as redes coletoras de esgoto operam normalmente, sem rompimentos. Segundo a Sabesp, a situação flagrada por populares é decorrente de descarte industrial irregular na rede.
Também em nota, a Cetesb disse que vai prosseguir com a apuração do caso. "A Cetesb continuará investigando a questão, em ações de fiscalização no município junto a geradores de efluentes com as características informadas.”
Comentários (0)
Comentários do Facebook