Exoneração de Ana Paula Falcão marca primeira baixa no alto escalão do governo Pegoraro-Kezo; nova diretora de Saúde virá de Pederneiras, dizem bastidores

“Boa tarde equipe de pessoas guerreiras, justas e que lutam muito. Quero agradecer de coração por esse período que passamos juntos e construímos sonhos juntos. Resolvi cuidar de mim, da minha família e da minha saúde e por isso deixo o cargo. Um grande beijo para vocês e saibam que estarão todos em minha oração. Gratidão eterna.” – Ana Paula Falcão Rodrigues em nota enviada via WhatsApp às 17h32 de domingo, 30 de março de 2025.
No final da tarde do último domingo (30), a população baririense foi surpreendida com a notícia do pedido de exoneração da Diretora Municipal de Saúde, Ana Paula Falcão Rodrigues. O fato ocorrido em meio ao final de semana caiu como uma bomba na administração municipal, visto que a Saúde é uma das principais pastas da administração.
Durante a transição do governo, ao final do ano passado, o anúncio sobre a pessoa responsável por comandar a Saúde foi praticamente o mais aguardado. Na oportunidade, quando o nome de Ana Paula passou a circular nos bastidores, ainda sem confirmação oficial, Airton Pegoraro declarou publicamente que montaria uma equipe de governo técnica, para que não houvesse trocas desnecessárias. A intenção inicial do prefeito durou exatamente três meses, período no qual Ana Paula comandou a Saúde.
A grande questão que todos se fizeram é: qual foi o motivo da exoneração repentina e precoce? Nos bastidores políticos, muito se especulou sobre a saída de Ana Paula do governo. A primeira teoria é que a agora ex-diretora “não teria tido o apoio necessário do prefeito”, apontamento inclusive que foi publicado por alguns veículos de comunicação.
Muito se falou também sobre uma questão envolvendo a vereadora e servidora da Saúde Municipal, Myrella Soares. Myrella estava auxiliando Ana Paula desde janeiro, com base em sua experiência de anos na Saúde. Circularam informações sobre um possível desentendimento entre Ana Paula e o prefeito, Airton Pegoraro, justamente sobre as atribuições de Myrella na pasta – fato que causou certa estranheza, visto que Myrella pertence ao grupo político de Pegoraro.
Nas redes sociais, a vereadora publicou a seguinte mensagem:
“Não quis me manifestar antes porque lá no fundo ainda existia um fio de esperança que você continuasse essa jornada. É muito triste estar no trabalho e não ver mais você por ali, com seu sorriso contagiante e alto astral como sempre. Com certeza você fará muita falta a toda a equipe de saúde e também a população. Você foi uma excelente profissional, humana, responsável e carinhosa com todos, agradeço o respeito com o qual fui tratada enquanto servidora pública. Você é do tipo raro de pessoas que coloca o bem do próximo antes de si mesma, e esse seu exemplo com certeza levarei para a vida, a amizade é algo que espero nutrir daqui para frente, que a gente não se perca nas curvas da vida. Do mais, desejo tudo de melhor em seu caminho que você seja extremamente feliz e pode contar comigo sempre. Um grande abraço com carinho e admiração”.
Ainda de acordo com fontes ligadas aos bastidores políticos da prefeitura, o suposto desentendimento entre Ana Paula e Pegoraro, teria ocorrido ao final da tarde de sexta-feira (28), por conta de suposta influência de alguém ligado ao Legislativo, que teria questionado as atribuições de Myrella ao próprio prefeito.
Vale ressaltar que nenhuma das pessoas acima citadas confirmaram os rumores. Em nota enviada à imprensa ao final da noite de domingo, mais precisamente às 23h22, a assessoria de comunicação do gabinete emitiu o seguinte comunicado:
“O prefeito Airton Pegoraro (Avante), agradece a agora ex-diretora de Saúde, Ana Paula Falcão, fazendo um balanço da sua gestão que foi bastante positiva, alcançando grandes melhorias na área. Como diretora de Saúde de Bariri, Ana Paula Falcão, prestou relevantes serviços à saúde do município, nesses três meses de intenso trabalho e muita responsabilidade, seguindo agora rumo a novos desafios profissionais. Com a Ana Paula à frente da Diretoria de Saúde, conseguimos bons resultados, entre eles, conter o avanço da Dengue no município, com a execução de diversas ações bastante elogiadas por todos. Atendimentos a todas as demandas reprimidas; abastecer e disponibilizar a maioria dos medicamentos que são entregues à população através da farmácia municipal. Ela fez sim, um ótimo trabalho com bons resultados, por isso, agradecemos seu compromisso e dedicação nesse período que esteve à frente da nossa Diretoria de Saúde. A próxima pessoa a assumir a pasta, dará continuidade aos projetos implantados nesses quase três meses de gestão e que ainda estão em desenvolvimento”.
Neusiely Podanoschi assume a pasta interinamente
Segunda-feira (01), a Prefeitura Municipal de Bariri anunciou a enfermeira Neusiely Podanoschi, responsável pelo Setor de Vigilância Sanitária do município, como Diretora de Saúde interina, até que o nome oficial do(a) próximo(a) comandante da pasta seja anunciado.
“Neusiely é servidora de carreira, tendo ingressado no quadro dos servidores municipais em julho de 2007. Com formação em enfermagem, ela atuou como chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica nos últimos quatro anos e, desde janeiro último, ocupa a chefia do Setor de Vigilância Sanitária, cargo que irá acumular com o de diretora da Saúde”, disse o Executivo.
Nova diretora de saúde será de Pederneiras?
Desde a saúde de Ana Paula Falcão, os bastidores políticos estão a todo vapor para o anúncio da nova diretora.
Mais uma vez sem confirmação oficial por parte de ninguém ligado ao governo, as informações extraoficiais dão conta que uma profissional do município de Pederneiras irá assumir a pasta.
Pelo menos três nomes, todos de mulheres, já foram citados até o presente momento, entre eles, um nome que já circulou no período de transição de governo ao final do ano passado: Doroti da Conceição Vieira Alves, que atuou como Diretora Técnica de Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru. Na oportunidade, nossa reportagem questionou Doroti sobre a possibilidade. Ela declarou que “não tinha interesse em assumir nenhum cargo em Bariri”.
Não entramos em contato com nenhum dos outros dois nomes que circulam como possíveis candidatas, por isso optamos por não divulgá-los.
Comentários (0)
Comentários do Facebook