Projeto cultural Educarte capacita 264 pessoas em diversas entidades assistenciais de Bariri
Com o objetivo de incentivar as artes manuais e o design no município de Bariri, a Ativaz Produções promoveu o projeto cultural Educarte, o qual capacitou 144 mulheres e 120 crianças através de oficinas presenciais realizadas nos últimos 10 meses.
Ao todo, a Ativaz ofereceu gratuitamente 14 oficinas, divididas em três cursos: amarrio, bordado e design em feltro. As vagas foram ofertadas para usuários de diversas entidades e projetos sociais da cidade como: Apae, Abrigo Lar Vicentino, Espaço Amigo e Casa da Mulher.
Os cursos foram ministrados pelas professoras Maria Aparecida Dadalto Jacó, Paula Marassati e Regiana Pexe, com a supervisão de Noemi Rodrigues, idealizadora do projeto, que também ministrou aulas de bordado e feltro.
Um dos objetivos da ação é resgatar a cultura e a tradição artesanal local, pois as atividades manuais estimulam o desenvolvimento da memória, concentração e, ainda, combatem sentimentos e pensamentos que desencadeiam quadros de depressão.
“Consideramos o projeto um grande sucesso! Vermos mulheres, que mal saíram do curso, já recebendo suas primeiras encomendas, ajudando assim no orçamento de sua casa. Vermos uma mãe comentando que a filha está mais calma, mais paciente, pois se apaixonou pelo bordado que aprendeu no projeto. Vermos idosas e mulheres com deficiência, interagindo, felizes, se sentindo inclusas nas atividades, com a autoestima sendo elevada, pela criação, pela arte. Ah, meu amigo, experimentar todas as vivências, isso não tem preço que pague! Que Deus nos dê força, para irmos à luta para trazermos mais projetos com esse! ”, comenta Noemi Rodrigues.
A ação também contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Bariri, que através do Setor de Ação Social, forneceu o kit de material para as mulheres iniciarem suas atividades como artesãs profissionalmente.
O projeto Educarte foi selecionado através do Proac Expresso 37/2021-1623.7794.3849. Mais informações sobre o projeto: Ativaz Produções (14) 99651-3657 (Noemi Rodrigues).
Texto: Thiago Paleari / A+ Assessoria
Comentários (0)
Comentários do Facebook