Projeto social na Vila São José ensina Kickboxing para crianças e adolescentes em Bariri

Projeto social na Vila São José ensina Kickboxing para crianças e adolescentes em Bariri

Aos sábados e domingos, mais de 30 crianças e adolescentes, de 09 a 17 anos, se reúnem na academia Força Top Team para treinar Kickboxing, um esporte de combate desarmado em pé, fundamentado em chutes (kick) e socos (boxing). Ministradas pelo professor Carlos Aguiar, 30 anos, proprietário do espaço, as aulas são totalmente gratuitas e acontecem através do projeto social Guerreiros do Futuro, fundado pelo próprio Carlos.

“Nosso projeto acontece desde janeiro 2022. Começou desenvolvendo aulas no Clube Municipal, onde treinavam até 50 pessoas. Depois do Municipal, migramos para a Vila São José, onde há o espaço da minha academia de luta. As aulas acontecem no Centro de Treinamento Força Top Team, às 15h de sábado e às 9h30 de domingos; o projeto é totalmente gratuito. Em dias de semana, a academia funciona normalmente”, contou Carlos em entrevista à nossa reportagem. Além dele, os instrutores Luis Gustavo Gimenes e Gean Gustavo Oliveira também ministram as aulas


Apesar do sucesso entre os atendidos e do fomento ao esporte, o projeto nunca recebeu qualquer incentivo financeiro.

“É totalmente desenvolvido por nós, da equipe. Não temos suporte nenhum, nem de iniciativa privada e nem de iniciativa pública, mas seguimos firmes”, encerra o professor. Em Bariri, a Academia Força Top Tean está localizada na Avenida José Matiuso, nº. 476, na Vila São José. Para mais informações, acesse o perfil de Instagram @carloskickboxing

 

Conheça a modalidade

O Kickboxing é uma arte marcial japonesa, cujas principais técnicas envolvem chutes e socos. É um esporte de combate, e, por mais que se pareça com outras artes marciais, possui regras bastante próprias. Além disso, ele também pode originar competições junto a outras modalidades!
O esporte começou a aparecer quando lutadores de Karatê começaram a explorar novas técnicas, que promoviam mais contato entre os participantes. Nascendo assim, essa modalidade.
Durante as aulas, o esporte é praticado em grupo ou de forma individual, com o auxílio de um saco de pancadas. Também conta com aquecimento e exercícios que visam melhorar o condicionamento físico.
Apesar de ser bastante intenso, o esporte é indicado para qualquer idade, desde que os limites individuais sejam respeitados. Os treinos e os combates de kickboxing em geral têm gastos calóricos que podem alcançar 600 a 800 calorias em uma aula de 50 minutos.

 

Benefícios

Além do emagrecimento, outros benefícios do kickboxing são: melhora da capacidade aeróbica, aumento da força e ganho de massa muscular em membros superiores e inferiores, ganho de flexibilidade e do equilíbrio, aumento da autoestima, resiliência, motivação e disposição para as tarefas do dia a dia. O esporte movimenta todas as partes do corpo, e o ato de chutar, saltar e dar socos durante as aulas ajuda na tonificação dos músculos, o que melhora o aspecto geral do corpo.
Graças aos movimentos rápidos e intensos, as aulas promovem um aumento da flexibilidade corporal. Isso se reflete em benefícios para outros exercícios físicos e até atividades do dia a dia, já que os músculos ficam mais flexíveis e alongados e desenvolvem uma maior amplitude de movimentos.
Com o aumento da frequência cardiorrespiratória promovida pela atividade de alta intensidade, há também uma significativa melhora na circulação sanguínea, que tende a ser maior. Essa atividade exige que o praticante saiba o momento certo para dar socos e chutes, além de alternar entre o lado esquerdo e o direito durante os movimentos, o que exige uma maior coordenação motora.
Com aulas que misturam Artes Marciais e exercícios aeróbicos, a modalidade oferece muita diversão durante os treinos, o que evita a monotonia. Além disso, o Kickboxing ajuda a melhorar a defesa pessoal. No entanto, é importante destacar que a ideia dessa modalidade não é ensinar a brigar, mas sim o que pode ser feito em casos de ataques.