Baririense que encanta como “Papai Noel” há mais de 25 anos se prepara para mais uma temporada de Natal

Baririense que encanta como “Papai Noel” há mais de 25 anos se prepara para mais uma temporada de Natal

A temporada natalina foi oficialmente aberta nesta sexta-feira, 1º de dezembro de 2023! Com isso, o baririense Agnaldo Aparecido Botura, 48 anos, se prepara para se transformar mais uma vez na figura mais querida e esperada desta época do ano: o Papai Noel.  
Em entrevista à nossa reportagem, Agnaldo conta que atua como “o bom velhinho” em Bariri e região há mais de 25 anos.
“Tudo começou em dezembro de 1997, quando meu cunhado tinha pego o serviço do Papai Noel em uma loja da cidade. Devido à compromissos em campeonato de futebol, ele me pediu se eu não poderia substituí-lo em uma noite. E lá fui eu, sem experiência nenhuma... No final da noite, meu cunhado disse para eu ir no outro dia também. Nisso, começaram a aparecer pessoas para entregar os presentes em casa, mas eu não tinha carro. Tive que recorrer a uma cunhada que me ajudou nas entregas com seu carro”, destaca Agnaldo.
Com a tradicional roupa vermelha e as icônicas cabeleira e barba brancas, Agnaldo passou a fazer sucesso e chamar a atenção de várias lojas do comércio local, que o procuravam para contratar o serviço.
“Ano passado fui convidado pela gerente da Associação Comercial e Industrial de Bariri (Acib) para fazer parte Campanha de Natal 2022. Este ano será o meu segundo ano na Acib; temos uma expectativa de um Natal de muita paz e muito promissor a todos os baririenses. Na região, já fiz entregas de presentes em Jaú, nos hospitais Amaral Carvalho e Santa Casa, além de entregas de presentes na cidade de Itápolis”, conta.
Para ele, a melhor parte de se transformar no Papai Noel todo ano, sem dúvidas, é o carinho das crianças. “Ver a alegria da criança ganhando o presente não tem preço; é uma emoção muito gratificante. Temos a sensação que elas nos esperam por um ano inteiro para a magia do encantamento do Natal”, finaliza.

Como surgiu a lenda do bom velhinho?
A origem histórica do Papai Noel está diretamente relacionada com São Nicolau de Mira, também chamado de Nicolau Taumaturgo, um bispo cristão que viveu entre os séculos III d.C. e IV d.C. São Nicolau viveu na Ásia Menor (região que corresponde, atualmente, à Turquia) e ficou conhecido por sua generosidade. 
Esse religioso era filho de uma família abastada e, após a morte prematura de seus pais, herdou a riqueza de sua família. Passou, então, a utilizar a herança para distribuir presentes entre os pobres, sobretudo para as crianças órfãs.
A fama de São Nicolau dentro da Igreja Católica é muito grande. A figura do Papai Noel assemelha-se muito com a descrição desse bispo: um velhinho de barba branca e de trajes vermelhos. A devoção a São Nicolau é muito forte em alguns lugares, como na cidade italiana de Bari. Além disso, esse santo católico tornou-se o padroeiro dos pobres, dos órfãos e de algumas nações, como Grécia e Rússia.