Moradores voltam a reclamar de algazarra feita por motocicletas; MP informa que fiscalizações e apreensões continuam em Bariri

“Gostaria de fazer uma reclamação e um desabafo como cidadã baririense e pedir publiquem, pois parece que nossa cidade só anda dessa forma. Novamente está impossível descansar em nossas casas com os barulhos de motos com escapamentos barulhentos e falta de patrulha policial. Aqui na avenida Orlando Beluzzo, na rua da Polícia Militar, está um verdadeiro inferno. Onde está a lei que estava sendo cumprida? Foi só uma fase? Porque infelizmente nós, cidadãos, que andamos em ordem e tentamos descansar a noite, após um dia de trabalho cansativo, não conseguimos dormir. Voltou tudo de novo! A lei que estava sendo feita parou. A cidade virou bagunça de novo, com arruaceiros soltos. A Polícia Militar não faz patrulha e quando você chama não vem. Estamos abandonados, sem segurança e sem descanso.” – Moradora da av. Orlando Belluzzo, em mensagem enviada ao WhatsApp do Noticiantes.
Novamente, reclamações sobre poluição sonora, causada principalmente por motocicletas com escapamento barulhento, estão vindo à tona em Bariri. No relato acima, uma moradora dos altos da cidade clama à imprensa por socorro, sem saber a quem recorrer.
Nossa reportagem encaminhou a reclamação à Promotoria de Justiça de Bariri. Desde o ano passado, o Ministério Público, em conjunto com a Polícia Militar, intensificou as fiscalizações de transito no município, principalmente por conta de reclamações como esta.
Segundo o órgão, do início de 2025 até o presente momento, as operações deram o seguinte resultado: 22 veículos quatro rodas recolhidos; 63 motocicletas recolhidas; 19 ciclomotores artesanais (bicicletas) recolhidas; 244 autuações municipais; e 202 autuações estaduais.
“O Ministério Público e Polícia Militar, em atuação conjunta dentro de procedimento formalmente instaurado, informam que as operações de fiscalização de trânsito na cidade de Bariri continuam ocorrendo. De toda forma, as fiscalizações serão intensificadas pela Polícia Militar neste mês de abril e serão idealizados pontos diferentes para rigorosa fiscalização, inclusive com apoio da ROCAM (Programa de Policiamento com Motocicletas). Sendo constatada irregularidades, os veículos serão imediatamente apreendidos e autuados”, completou o MP.
Atividade delegada volta neste mês
Outra novidade anunciada pela Prefeitura Municipal de Bariri em relação à segurança Pública, é a volta do serviço de atividade delegada, que após cinco meses suspenso, retorna agora neste mês de abril.
Fruto de convênio entre a municipalidade e o governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, a Atividade Delegada estava suspensa em Bariri desde outubro de 2024.
“Resgatamos esse convênio para, a partir de abril, reforçar a segurança pública da nossa Bariri”, informou o prefeito Airton Pegoraro.
O capitão Amauri esclarece que os policiais militares desempenharão suas funções nos dias de folgas, tendo como objetivo aumentar o efetivo nas ruas, trazendo mais segurança aos cidadãos. Durante o exercício da Atividade Delegada os policiais trabalham uniformizados e portando suas armas.
Dentre as ações da Atividade Delegada, os policiais irão exercer suas funções de rotina como a vigilância e fiscalização em ruas; auxílios em atividades de risco; atividades administrativas; auxilio ao cidadão, entre outras.
Comentários (0)
Comentários do Facebook