Cartola supera problemas técnicos e vence o carnaval 2024 em Bauru

Cartola supera problemas técnicos e vence o carnaval 2024 em Bauru

A escola de samba Acadêmicos da Cartola é a grande campeã do carnaval 2024 em Bauru. A apuração ocorreu na tarde de quarta-feira (14), no Teatro Municipal.

A Cartola levou o 15º título do carnaval bauruense ao acumular 178,4 pontos ao final da apuração. A Mocidade Unidade da Vila Falcão, campeã em 2023, ficou em segundo lugar, com 177,4 pontos, e, em terceiro, a Coroa Imperial, com 173,5 pontos.

Com o samba-enredo "Os Sentidos da Vida – Cartola de alma e coração na avenida", a escola decidiu valorizar a vida e as sensações humanas. 450 integrantes participaram do desfile da escola.

Nem mesmo os problemas técnicos foram capazes de atrapalhar o desempenho da agremiação. Integrantes da escola viram o caminhão de som apresentar um problema que afetou o desfile e interrompeu a apresentação por cerca de 12 minutos. O cabo teria sido rompido por um funcionário da organização do carnaval.

Esse funcionário contou à agremiação que um dos fios do som estaria embaraçado no caminhão e, enquanto tentava desenrolá-lo, o cabo se rompeu. Diante da interrupção do som, a escola precisou esperar, na própria avenida, a troca do carro para continuar o desfile.

Por causa de falhas no som, a escola de samba chegou a registrar um boletim de ocorrência para apurar as causas do problema. Diante disso, a Cartola temia ser prejudicada na apuração dos votos, em especial no quesito evolução, o que não se confirmou entre os jurados.

 

Blocos

Já entre os blocos, o Dragões da Vila foi o vencedor do desfile, com 96,6 pontos. Este é o segundo título do bloco no quarto ano em que a agremiação desfila. Na sequência, ficou o bloco Ritmeira, com 96,1 pontos, e em terceiro, o Unidos do Jardim Petrópolis, com 94,10.

Campeão em 2023, o bloco Dragões da Vila foi o último a se apresentar. Com o tema "Pierrô e Colombina", eles falaram da saudade dos antigos carnavais.

Para as escolas de samba, os quesitos em julgamento foram bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira.

Os blocos foram julgados nos quesitos bateria, samba-enredo, evolução e empolgação, enredo, fantasias/alegorias e adereços.