Padre Lázaro Tadeu é nomeado Vigário Forâneo por bispo da nova Diocese de Jaú e assume forania que incluiu Bariri e mais oito municípios

Padre Lázaro Tadeu é nomeado Vigário Forâneo por bispo da nova Diocese de Jaú e assume forania que incluiu Bariri e mais oito municípios

Por Thaisa Moraes

 

A comunidade católica de Bariri viu um nome conhecido em um ofício emitido pelo bispo Dom Francisco Carlos da Silva nesta terça-feira (10): o Padre Lázaro Tadeu da Silva, de 58 anos, foi nomeado Vigário Forâneo da nova Diocese de Jaú.

 

“Com a instalação canônica da diocese de Jaú e a posse do seu primeiro bispo, no último dia 07 de setembro, surgiu a necessidade da formação do governo da diocese que é composto por vários cargos ou funções assumidas por padres nomeados pelo bispo, de acordo com a função ou eleito pelos colegas padres. Terça-feira, tivemos nossa primeira reunião em Jaú, para tratarmos destes e outros assuntos”, explica Pe. Lázaro.

Foranias são agrupamentos de paróquias que têm como objetivo melhorar o ministério pastoral, facilitando a comunicação entre os párocos e o bispo. São compostas por paróquias que estão próximas territorialmente.

De acordo com Pe. Lázaro, na reunião com o bispo ficou definido que a nova diocese terá três foranias (regiões pastorais). Para cada forania, existirá um Vigário Forânio que foi eleito pelos padres. Pe. Lázaro Tadeu da Silva foi escolhido para assumir a Forania Nossa Senhora das Dores, que compõe as cidades de Bariri, Itaju, Bocaina, Itapuí, Barra Bonita, Mineiros do Tietê, Dois Córregos, Torrinha e Brotas.

 

“Particularmente, vejo a eleição como Vigário uma oportunidade para servir mais, porque a missão que recebemos não se trata de honraria ou promoção; nossa missão será servir. Teremos entre outras coisas, a missão de animar e fortalecer um trabalho pastoral que já existe, ser entre os irmãos um instrumento de unidade, de comunhão como extensão do trabalho do bispo e sempre em nome dele”, destaca.

Com 23 anos de sacerdócio, Pe. Lázaro iniciou sua vida sacerdotal na Comunidade Santa Luzia, no Jardim Santa Rosa, paróquia da qual sua família faz parte; ele é irmão da vereadora Myrella Soares. Após sua ordenação, ficou por 15 anos em Goiás: em Acreúna-GO (Paróquia São Benedito e Catedral São Luíz Gonzaga); e em Nazário-GO (Paróquia Imaculada Conceição). Logo depois, retornou para a Diocese de São Carlos em setembro de 2016, quando assumiu a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Dois Córregos. Desde janeiro de 2019, Pe. Lázaro atua na Paróquia São José, em Torrinha.

Como Vigário Forâneo, ele explica que não precisará mudar de cidade. “A nova função não exige que eu mude de paróquia, portanto, deverei permanecer em Torrinha até que o bispo decida o contrário”, completa.

Além da Forania Nossa Senhora das Dores comandada por Pe. Lázaro, outras duas fonaria também tiveram seus vigários eleitos: Pe. Celso Luiz Buscariolo assume a Forania Nossa Senhora do Patrocínio (Jaú e Potunduva); e Pe. Walterlei Anderson de Sá assume a Forania Nossa Senhora do Bom Conselho (Ibitinga, Itápolis, Borborema, Tabatinga e Nova Europa).