Corpo de Bombeiros alerta para golpe envolvendo o nome da corporação

Corpo de Bombeiros alerta para golpe envolvendo o nome da corporação

Em nota enviada à imprensa, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo alerta toda a região para um novo golpe envolvendo o nome da corporação, que circula por meio das redes sociais e via e-mail. A entidade informa que não envia e-mails informando sobre a realização de visitas para a emissão ou validação de certificados de vistoria, tampouco envia boletos com cobrança de taxas.
“Recentemente, tem sido identificado um esquema fraudulentamente estruturado onde golpistas se passam por representantes de órgãos de fiscalização do Corpo de Bombeiros. Os criminosos enviam mensagens, muitas vezes por e-mail, informando que uma visita de inspeção será realizada no estabelecimento comercial e, em caso de constatação de irregularidades, multas serão aplicadas”, diz o comunicado.
Em caso de receber qualquer mensagem do tipo, a orientação é não fornecer qualquer informação empresarial ou pessoal, mas entrar em contato com a corporação para verificar a veracidade da informação, em caso de dúvidas.
“As fiscalizações são realizadas pessoalmente, através de um militar do Corpo de Bombeiros fardado, identificado e munido de ordem de fiscalização específica para a edificação ou a área de risco. Caso haja alguma pendência ou irregularidade, o processo é formalizado com documentos oficiais sendo notificado primeiramente com Advertência Escrita, não sendo aplicado nenhuma cobrança ou imposição pecuniária no local diretamente ao militar do Estado. A sanção de multa será aplicada somente quando, decorrido o prazo definido para correção das irregularidades na sanção de advertência escrita ou no requerimento de prorrogação de prazo, persistir o descumprimento da legislação de Segurança Contra Incêndio e Emergências do Estado de São Paulo. O recolhimento da multa imposta será através de Documento de Arrecadação de Receita Estadual (DARE) emitida somente nos links contidos nos documentos oficiais entregues ao acompanhante. O 10° Grupamento de Bombeiros, juntamente com as demais entidades responsáveis, está trabalhando para identificar e combater esses golpistas. A colaboração da comunidade é fundamental para prevenir e reportar essas tentativas de fraude”, finaliza a nota.