ENTREVISTA DA SEMANA: PADRE ÉRIKO THIAGO NOGUEIRA

ENTREVISTA DA SEMANA: PADRE ÉRIKO THIAGO NOGUEIRA

Noticiantes: Como estão os preparativos para a tradicional quermesse de Nossa Senhora das Dores? 

Padre Ériko: É uma alegria, uma grande expectativa e uma semana para lá de especial e corrida para todos nós. Estamos nos preparando, um pouquinho atrasados, mas no sábado (03) teremos já a nossa primeira noite da quermesse aqui na Praça da Matriz.

Noticiantes: Comente sobre a programação da festa.

Padre Ériko: Nós teremos, durante o mês de setembro, aos sábados e domingos, a quermesse começando mais cedo este ano. Por isso, as missas aos sábados e domingos serão celebradas às 18h. Essa é uma questão que deve ser considerada, para que as pessoas não esqueçam o horário da missa. Por volta das 19h, terminando a missa, começa a nossa quermesse. O dia da padroeira, 15 de setembro, cai numa quinta-feira. Nesse dia, nós também teremos a quermesse da nossa padroeira com a presença de Ulisses e Moisés. Eu acho que, até hoje, Ulisses e Moisés foi a contratação mais bacana que fizemos, de mais destaque na região. Então, nós estamos ansiosos e com uma nova filosofia de trabalho. Nós vamos aumentar a produção de tudo aquilo que a gente fizer para que não falte o que comer. Eu sou da opinião de que, se as pessoas querem comer um espetinho de frango, elas têm que comer. Acontece que, às vezes, a gente não espera um público tão grande... Mas nós estamos preparados para ter muita comida, refrigerante, bebida, doces... tudo naquela temperatura e com aquela qualidade que a comunidade merece. É um mês inteiro, aos finais de semana, mais o dia da padroeira, que nós estaremos aqui para celebrar a festividade. Ou seja, é uma tradição na nossa comunidade diante do que nós estamos preparando. 

Noticiantes: Como é a sensação de retomar a festa após dois anos de pandemia?

Padre Ériko: Depois de dois anos sem quermesse, para nós, além da expectativa, da ansiedade, estamos nos preparando de um modo muito bacana, muito especial mesmo – tanto a nível espiritual como também festivo, para que, de fato, a comunidade saia contente. Seja da nossa programação religiosa, seja da nossa programação festiva. Por isso, o que está nos meus planos é fazer com que essa quermesse seja inesquecível; fazer com que o nosso cardápio esteja mais gostoso do que nunca! Então, nós estamos com nossa equipe desejosa e ansiosa. Temos ainda muito a fazer nas barracas de festa, mas no sábado (03), tudo estará preparadinho para acolher a comunidade.

Noticiantes: Para deixar os leitores com água na boca, fale um pouquinho sobre o cardápio da festa.

Padre Ériko: Olha, sem menosprezar qualquer uma das comidas que constituem o nosso cardápio, mas o nosso lanche de linguiça é extraordinário! Tudo é feito com muito zelo, muito carinho. Além do lanche de linguiça, nós teremos espetinho de frango, cafta, churrasco, minipizza, coxinha, pastel, fogaça, doces, cortes de leitoa, frango assado e macarronada. Esses três últimos itens (macarronada, frango e cortes de leitoa) são possíveis encomendar para o almoço de domingo, ligando no telefone da paróquia: (14) 3662-8400. E olha, gente, não é conto do vigário, não... É de fato tudo muito gostoso na nossa quermesse. Eu estou acompanhando que o tempero tem sido especial: o clima, o fato de poder reunir essas equipes de trabalho, tem sido algo muito prazeroso. E detalhe: você da região que virá na nossa quermesse neste mês de setembro, eu tenho o maior prazer em poder acolher você. Apenas você me procure na festa. Quero dar um abraço naqueles que virão de outras cidades. 

Noticiantes: Toda a renda arrecadada na festa vai para as melhorias da paróquia?

Padre Ériko: Exatamente! Nós tínhamos um projeto de reforma da nossa paróquia, mas não tivemos êxito. Nós iremos fazer com recursos próprios. Os vitrais continuam sendo pagos mensalmente. Nós pedimos para fazer parcelas menores; já que não deu certo a questão do projeto, nós estamos honrando o pagamento das parcelas. Vamos pegar a arrecadação da festa e ter que investir na parte da serralheria e confecção das janelas. Com isso, em janeiro (no mais tardar fevereiro), a empresa pode começar a instalar, por etapas, os vitrais da nossa comunidade. As necessidades da nossa paróquia são muitas! Temos uma estrutura muito grande; temos valores que gastamos mensalmente, que são uma realidade da paróquia. Então, nós precisamos da ajuda da comunidade. Em fevereiro, muito provavelmente 99% de certeza, nós faremos uma outra quermesse, levando em consideração que já vai sair uma quantidade boa para serralheiros e pedreiros. Então, lá para fevereiro, a gente retoma, faz uma outra festa para se manter na paróquia, porque, do contrário, nós não vamos. Se não for desse jeito, nós não conseguiremos dar os passos nesse projeto da reforma da nossa paróquia. 

O Noticiantes agradece sua participação e deixa o espaço aberto para suas considerações finais.

Padre Ériko: O que eu quero dizer é que, como, para nós, tem sido muito especial toda essa preparação. Convido a todos, não apenas de Bariri, mas também de toda a região. O Jornal Noticiantes tem um alcance muito grande e quero aproveitar para dizer que nossa região será extremamente bem-vinda na nossa festividade. É uma festa da família, você não vê briga ou pessoas saindo alteradas porque beberam demais. Então, venham prestigiar neste sábado (03). Fica o convite para que você não perca, já neste primeiro final de semana, a nossa quermesse aqui na paróquia. Estaremos aqui esperando você!