Os fantasmas se divertem

Os fantasmas se divertem

“Os Fantasmas se Divertem” é um icônico filme de comédia lançado no ano de 1988, dirigido e escrito pelo excêntrico diretor Tim Burton. Em resumo, o longa conta a história do casal Bárbara e Adam Maitland, que depois de morrerem em um acidente de carro se encontram presos no plano material, assombrando sua antiga casa. Quando uma nova família se muda para a residência, o casal de fantasmas tenta, sem sucesso, assustar os novos moradores. Um clássico que você, querido leitor, com certeza já assistiu em tempos de “Sessão da Tarde”. 
Com isso, vamos à reflexão desta semana: o pavoroso caso dos aluguéis fantasmas envolvendo um deputado estadual e o ex-prefeito de Torrinha, proprietário de um dos imóveis. Parafraseando o título do filme de Tim Burton, realmente os fantasmas se divertem, mas às custas da população e do dinheiro público.
O ex-prefeito de Torrinha se encaixa bem nesse mérito. Após colecionar escândalos e ser derrotado nas urnas em 2020, olha aí mais uma ação inescrupulosa do antigo chefe do Executivo pairando sobre a pequena Torrinha. O novo escândalo de Ronaldo Gasparelo flutua como um grande e abusado fantasma entre os quatro cantos da cidade...
Mudando de assunto, mas ainda falando em fantasmas, uma velha assombração conhecida da população em vulnerabilidade social é a fome. Sentir fome, ver seus filhos pedindo comida e ter em casa uma geladeira vazia, é algo que assusta mais do que o filme de terror mais tenebroso do mundo. É terrível admitir, mas o cruel fantasma da fome anda assombrando a população baririense.
Nesta semana de comemorações pelos 132 anos, Festa do Peão, desfiles e outras solenidades, eventos chamativos, não há como fechar os olhos para aqueles que clamam por ajuda. E são muitos: através das redes sociais, parando vereadores na rua, indo bater em igrejas e, é claro, procurando o Setor Social do município, que vem se mostrando totalmente insuficiente para conter o problema. 
Enquanto as chefonas do Social se preocupam em publicar fotos e encher a internet de discursos bonitinhos, uma família, sem ter nada para comer, precisa agendar e esperar mais de uma semana para receber a visita de uma assistente social. Com isso, novamente levantamos aquele velho questionamento: qual é a prioridade do prefeito Abelardinho? Qual é a prioridade do vice Fernando Foloni? Qual é a prioridade da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Anaí Simões? Nesta semana, é claro que a prioridade é o Bariri Rodeio Show. Viva o pão e circo!
E assim, querido leitor, os fantasmas seguem se divertindo e consumindo a população. Seja no caso de Torrinha, que mesmo sem reeleger um prefeito falho ainda é manchete pelas ações nefastas do indivíduo; seja no caso de Bariri, onde famílias com fome precisam esperar para receber uma cesta básica, enquanto as redes sociais do Setor Social (estas, sim) são alimentadas freneticamente.  
Nestes 132 anos de emancipação político-econômica, toda a equipe do Jornal Noticiantes só deseja que Bariri consiga se libertar definitivamente de todos os seus fantasmas.