Jaú e Bauru estão entre as 10 mais aptas do Brasil para Internet 5G

Jaú e Bauru estão entre as 10 mais aptas do Brasil para Internet 5G
Jaú e Bauru estão entre as 10 mais aptas do Brasil para Internet 5G

O Estado de São Paulo foi o destaque do estudo Cidades Amigas do 5G, que mapeou os municípios que mais trabalham para garantir a oferta e a expansão dos serviços de telecomunicações no Brasil. Na área de cobertura do Jornal Noticiantes, Bauru e Jaú se destacam na lista.

As cidades paulistas no “top 10” são: Jacareí (2º), Pindamonhangaba (3º), Indaiatuba (4º), Jaú (5º), Mogi Guaçu (6º), Bauru (7º), Itu (9º) e Araraquara (10º). Foram avaliados 201 municípios brasileiros com mais de 150 mil habitantes.

Das 10 primeiras cidades do ranking, nove são paulistas. O 5G já está disponível em 128 municípios do Estado, que responde por uma de cada quatro cidades brasileiras com a tecnologia. O 5G já está disponível em 128 municípios do Estado, que responde por uma de cada quatro cidades brasileiras com a tecnologia.

“São Paulo precisa ser referência em conectividade de alta performance, pois ela é fundamental para que possamos alavancar o setor produtivo, tanto nas áreas urbanas quanto nas regiões rurais, onde o agro tem muita força. Dessa forma, sempre buscamos o apoio das prefeituras e das Câmaras Municipais para um avanço sustentável e competitivo”, afirma Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico.

No fim de 2022, apenas 61 cidades paulistas tinham atualizado a legislação. Agora, segundo a InvestSP, são 195, incluindo Bauru, que teve a atualização aprovada pela Câmara Municipal neste ano, e Jaú. "A internet 5G é essencial para que os municípios paulistas sejam competitivos e possam atrair cada vez mais investimentos e empregos", explica o diretor de projetos e inovação da InvestSP, Thiago Camargo.

A modernização das leis das antenas, que determinam onde as novas antenas podem ser instaladas, é fundamental para que as operadoras de telecomunicações invistam na infraestrutura do 5G. Para se ter uma ideia, no fim do ano passado apenas 61 cidades paulistas tinham atualizado a legislação. Atualmente, o número está em 195, segundo levantamento da InvestSP.

Para o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, “o resultado do ranking de 2023 reflete o trabalho do Governo de SP para incentivar o 5G e a conectividade. Ao longo dos primeiros meses de 2023, a SDE e a InvestSP fizeram um grande trabalho de conscientização e de apoio para a atualização das leis municipais de antenas e o resultado está aí: das 10 cidades mais bem colocadas, nove estão em São Paulo”.

 

Internet 5G

O 5G é o padrão tecnológico para rede móvel mais recente e sucessor do 4G. As características da tecnologia indicam altas taxas de transmissão de dados e tempo de resposta menor. Além da utilização básica, no dia a dia dos usuários, a grande diferença em relação às evoluções anteriores está na capacidade de atender a diferentes aplicações, principalmente dentro do que é chamado de Internet das Coisas (IoT).

Assim, o 5G pretende dar suporte à esta revolução tecnológica que tem como objetivo conectar itens usados no dia a dia, como eletrodomésticos, meios de transporte, tênis, roupas e até maçanetas, às redes de computadores. Além disso, com o 5G, o IoT pode ser expandido para áreas como telemedicina, segurança pública, educação à distância e outras.