Assobari e Orplana negociam participação de créditos no maior programa de descarbonização do mundo

Assobari e Orplana negociam participação de créditos no maior programa de descarbonização do mundo

A Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri (Assobari), em trabalho conjunto com a Orplana, continua em negociação no âmbito  Consecana/SP, para a definição da participação do produtor nos créditos de descarbonização (CBIOS), um produto do programa RenovaBio, o maior programa de descarbonização do mundo.
RenovaBio é um programa brasileiro que incentiva o aumento da produção e da participação de biocombustíveis (etanol, biodiesel, biometano, bioquerosene, segunda geração, entre outros) na rede de transportes do país, no que se refere à sua contribuição para a segurança energética, a previsibilidade do mercado e a mitigação de emissões dos gases causadores do efeito estufa no setor de combustíveis. Com isso, os biocombustíveis viabilizam uma oferta de energia cada vez mais sustentável, competitiva e segura.
O RenovaBio é composto por três eixos estratégicos: 1. Metas de Descarbonização; 2. Certificação da Produção de Biocombustíveis; e 3. Crédito de Descarbonização (CBIO).
No primeiro eixo, anualmente o Governo estabelece metas nacionais para 10 anos, as quais são desdobradas para os distribuidores de combustíveis, que são a parte obrigada da política. 
No segundo eixo, os produtores voluntariamente certificam sua produção e recebem como resultado, notas de eficiência energético-ambiental. Essas notas são multiplicadas pelo volume de biocombustível comercializado, o que resulta na quantidade de CBIOs que determinado produtor poderá emitir e vender no mercado, o que é o terceiro eixo.
Um CBIO equivale a uma tonelada de emissões evitadas, que equivale a 7 árvores em termos de captura de carbono. Até 2029, serão compensadas emissões de gases causadores de efeito estufa que representam a plantação de 5 bilhões de árvores, o que equivale a todas as árvores existentes na Dinamarca, Irlanda, Bélgica, Países Baixos e Reino Unido juntas.
 

ERRATA 

Na edição 236 do dia 21 de outubro de 2022, erramos ao colocar que Ulisses Fanton é o vice-presidente da Assobari, sendo que Ulisses, na verdade, atua como Presidente do Conselho de Representantes. O vice-presidente da Assobari é Fernando Salina. Pedimos desculpas pelo erro.