Conseg discute sobre monitoramento por câmeras em áreas urbanas e rurais; PM destaca serviço da Ronda Programada

Conseg discute sobre monitoramento por câmeras em áreas urbanas e rurais; PM destaca serviço da Ronda Programada

O Conselho Comunitário de Segurança de Bariri realizou mais uma reunião nesta terça-feira (05), abordando assuntos relacionados à implantação de câmeras de monitoramento em estradas rurais e equipamentos com o sistema Detecta para aprimorar a segurança na cidade.
A segurança no campo foi um dos tópicos discutidos no encontro. Bariri possui cerca de 17 pontos de saída que dão acesso às rodovias por meio de estradas rurais. Essas vias acabam sendo rotas de fuga para criminosos, levantando a necessidade da instalação de câmeras de monitoramento nestes pontos estratégicos. Para a Polícia Militar, o munícipio possui muitas áreas de escape, devido as estradas canavieiras que dificultam o trabalho quando necessário. 
A respeito dos equipamentos já existentes na área urbana, aos quais a Polícia Militar tem acesso, algumas câmeras apresentam defeitos que não são solucionados pelo poder público municipal. Destacou-se a importância da implantação do sistema Detecta nas entradas e saídas da cidade.
O Detecta é um sistema de monitoramento inteligente do Governo do Estado de São Paulo, composto pelo monitoramento por câmeras, combinado com o maior banco de dados de informações policiais da América Latina. Ele integra aos seus bancos de dados informações das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências, Instituto de Identificação, Sistema Operacional da Polícia Militar, Sistema de Fotos Criminais, além de dados de veículos e da Carteira Nacional de Habilitação do Detran. O sistema serve principalmente para detectar veículos em situações irregulares.
Membros da PM destacaram o serviço oferecido pela corporação, a Ronda Programada. Essa modalidade é destinada aos moradores que precisam se ausentar temporariamente de casa. Consiste em um trabalho de vigilância especial, onde a viatura responsável pelo policiamento inclui no seu itinerário de patrulhamento a residência que ficará desocupada.
Aqueles interessados devem dirigir-se ao Batalhão da PM, localizado na Avenida XV de Novembro, na rotatória do Cristo, portando documento de identificação e fornecendo a localização do imóvel e detalhes da ausência para solicitar o serviço.