ENTREVISTA DA SEMANA: Rogério Hudson da Silva
Noticiantes: Como e quando surgiu o Projeto Formando Mais que Atletas em Itapuí? Qual é o objetivo principal do projeto
Rogério: O Projeto surgiu após várias reuniões com os profissionais da Diretoria de Esportes, onde chegamos à conclusão que Itapuí necessitava de muitas outras modalidades para serem oferecidas à população de toda faixa etária, com qualidade. Em 2017, com o grande apoio e incentivo da atual administração, foi colocado em prática esse grande desafio que foi abraçado por toda população.
Os objetivos principais do projeto são:
a) Desenvolver a cidadania nos alunos, bem como sua identidade com a prática esportiva;
b) Desenvolver a inclusão social através do esporte, proporcionando situações em que os alunos possam desenvolver suas habilidades e se sentir pertencentes a um grupo e um ambiente saudável, para que assim, direcionem seus interesses para o esporte, saúde, qualidade de vida, distanciando-se da ociosidade e de situações de riscos;
c) Criar uma cultura de saúde, atividade física, respeito as regras, disciplina, trabalho em grupo com os alunos do projeto;
d) Trabalhar para que o Projeto Formando Mais que Atletas se mantenha em atividades ao longo dos anos, proporcionando aos alunos a oportunidade de uma participação continuada;
e) Atuar junto as crianças, adolescentes e adultos com suas famílias para prevenção de risco.
Noticiantes: Atualmente, quantas modalidades e quantos alunos o projeto atende?
Rogério: Futebol: 200 alunos; Futsal masculino: 150 alunos; Futsal feminino: 12 alunas; Basquete: 20 alunos; Vôlei masculino: 15 alunos; Vôlei Feminino: 40 alunas; Natação: 230 alunos; Ciclismo: 07 alunos; Muay Thai: 50 alunos; Jiu Jitsu: 50 alunos; Capoeira: 50 alunos; Karatê: 30 (trinta) alunos; Atletismo: 05 alunos; Dama (atividade desenvolvida na EMEF); Vôlei de Praia: 08 alunos.
Noticiantes: Como está sendo a retomada dos Jogos Regionais após o período de pandemia? Itapuí vai participar dos jogos com quais modalidades?
Rogério: Através de congresso com Secretaria de Esporte do Estado, nesse ano não haverá sede para os jogos (alojamento), com sedes entre acordo com as equipes de cada grupo. Itapuí está participando com as seguintes modalidades: Futebol Masculino sub-20; Futsal Masculino sub-21; Ciclismo Masculino; Capoeira Masculino.
Noticiantes: Como foi a participação de Itapuí nos Jogos Regionais da Melhor Idade?
Rogério: Em reunião com o comitê responsável por nossa delegação, ficou decidido em não alojar nossos atletas na cidade sede de Lençóis Paulista pelo motivo da pandemia. Itapuí participou nas modalidades Dominó Feminino e Damas Masculino.
Noticiantes: Que tipo de suporte a Prefeitura Municipal de Itapuí fornece aos atletas em competições fora da cidade?
Rogério: A prefeitura nos auxilia com grande apoio em transportes, alimentação, taxas de inscrição nas competições e demais necessidade que venham ocorrer no calendário anual esportivo.
Noticiantes: Existem planos para expandir ainda mais o Esporte em Itapuí com novas modalidades?
Rogério: Sim. Inclusive já estamos em processo da inclusão de novas modalidades para oferecer a demanda de novos atletas, sendo assim, ampliando nosso quadro em futuras participações.
Noticiantes: Quantos espaços para a prática de modalidades esportivas existem em Itapuí? Há investimentos municipais em quadras, pistas, ginásios e afins para melhor desempenho dos alunos?
Rogério: Atualmente, Itapuí conta com 12 espaços para prática entre campo, quadras, piscina, ginásio, academias ao ar livre. Um grande investimento vem sendo feito no setor esportivo, como implantação de quadras sintética e academias ao ar livre em diversos bairros, futura iluminação no campo municipal, modernização do espaço aquático, reforma em setores do campo municipal, entre outras.
Noticiantes: Como se inscrever no Formando Mais que Atletas? Há limite de idade?
Rogério: Os interessados devem retirar e ficha de inscrição na Diretoria de Esporte, Lazer e Juventude, localizada na Biblioteca Municipal de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Após o preenchimento, se o interessado for menor de 16 anos, pai ou responsável deverão procurar o Centro de Especialidades ou PSF Dr Nestor Cardoso para agendar o atendimento pediátrico e realização de exame de aptidão para modalidade desejada. Se maior de 16 anos, os interessados deverão agendar consulta com clínico geral pertencente ao seu bairro, para o procedimento de exames de aptidão. Após esses procedimentos com as respectivas autorizações, o aluno iniciará as atividades. Cada modalidade tem sua faixa etária; as diversas modalidades são executadas conforme cronogramas, sendo a partir de um ano e oito meses, até a melhor idade.
Noticiantes: O Noticiantes agradece sua participação e deixa o espaço aberto para suas considerações finais.
Rogério: Quero deixar aqui meu agradecimento a toda população que sempre vem nos apoiando em nossas atividades, desde o início do projeto, que cada vez mais vem crescendo o número de inscritos. Agradecimento também ao prefeito Toninho, a vice-prefeita Clélia e todos da administração por todo apoio, companheirismo e nossa equipe do Formando Mais que Atletas pelo desempenho no trabalho e com nossos alunos. Também tem os nossos agradecimentos a toda equipe do Noticiantes que abre os espaços para podermos divulgar nossos trabalhos em nosso município e nossa região. Estamos abertos também para poder atender a cada dia mais com novas modalidades.
Comentários (0)
Comentários do Facebook