Itapuí e Boraceia antecipam 13º salário dos servidores públicos

Itapuí e Boraceia antecipam 13º salário dos servidores públicos

A segunda parcela do 13º salário foi depositada na conta dos servidores municipais da Prefeitura de Itapuí há três meses. Em entrevista à nossa reportagem, o prefeito Antonio Alvaro de Souza confirmou que o município pagou o abono ao funcionalismo público em agosto, uma forma de incentivo financeiro aos servidores.
Toninho explica que a 1º parcela foi feita de forma gradativa desde janeiro, conforme as datas de aniversário dos funcionários itapuienses. A folha de pagamento mensal da Prefeitura de Itapuí gira em torno de R$ 2 milhões, valores distribuídos entre aproximadamente 500 servidores. 

“A primeira parcela do 13º nós pagamos até o mês de junho sendo que os pagamentos foram feitos da seguinte forma: em janeiro pagamos os aniversariantes de janeiro e dezembro; em fevereiro pagamos os aniversariantes de fevereiro e de novembro; em março pagamos os aniversariantes de março e de outubro; em abril pagamos os aniversariantes de abril e setembro; em maio pagamos os aniversariantes de maio e de agosto; em junho pagamos os aniversariantes de junho e julho. No dia 9 de agosto, pagamos a segunda parcela do 13º para todos os funcionários”, destaca o prefeito.


Para Toninho, a antecipação do abono salarial é fruto de um planejamento financeiro que ocorre desde os primórdios de sua gestão à frente da Prefeitura de Itapuí, iniciada em janeiro de 2017.

“Com uma gestão eficiente, fizemos os pagamentos durante os oito anos dessa forma. Sempre priorizamos os pagamentos em dia dos funcionários, pois salário é sagrado. Ninguém trabalha para ver onde vai gastar, pelo contrário, na maioria das vezes já está tudo gasto e ainda falta”, finaliza o prefeito.

Em Boraceia, o prefeito Valdir de Souza Melo, Di Picapau, também se antecipou. Nesta semana, Di autorizou a antecipação do crédito na conta dos funcionários municipais. O pagamento foi creditado integralmente nesta terça-feira (19). Segundo o Executivo boraceense, a quitação do valor total do benefício irá injetar aproximadamente R$ 850 mil na economia local.

“É com base em planejamento e controle nos gastos públicos que, ao longo dos anos, a gestão do município vem efetuando o pagamento dos servidores em dia, e antecipando remunerações sempre que possível. Apesar da queda dos repasses e na arrecadação, o salário dos servidores sempre foi prioridade”, pontuou Silvia Candido, chefe do setor Financeiro, Contábil de Orçamento e Administração. A partir de janeiro, Silvia irá comandar o Setor de Finanças da Prefeitura Municipal de Bariri, conforme anunciado pelo prefeito e vice-prefeito eleitos, Airton Pegoraro e Paulo Kezo.


Com esta antecipação, a administração afirma que os servidores municipais poderão quitar compromissos, antecipar compras de final de ano, ou guardar e investir o montante. Com isso, o comércio poderá receber um impulso extra. Atualmente são 270 servidores em atuação no município.

“Sempre antecipamos o pagamento dos servidores devido ao nosso controle orçamentário e financeiro. As despesas bem controladas permitiram que antecipássemos esse pagamento para favorecer os funcionários e animar a economia local. A nossa prioridade sempre foi pagar os servidores em dia e quando é possível, antecipamos. Esta é mais uma forma de reconhecer o importante papel que eles desempenham e, trazendo além disso, um impacto positivo para o comércio local”, completou o prefeito Di Picapau.