Eleições 2024: Pré-candidatos a prefeito e vereadores de Bariri definem legendas com o fechamento da Janela Partidária nesta sexta-feira

Eleições 2024: Pré-candidatos a prefeito e vereadores de Bariri definem legendas com o fechamento da Janela Partidária nesta sexta-feira

A chamada Janela Partidária está se encerrando hoje (05). A expressão é utilizada para definir o período de 30 dias (neste ano, de 7 de março a 5 de abril) em que vereadoras e vereadores podem trocar de partido sem prejuízo do mandato, para que possam concorrer às Eleições de 2024 (marcadas para 06 de outubro), por outra agremiação partidária. Definida pela Lei dos Partidos Políticos, a janela é aberta em anos eleitorais sete meses antes do pleito.
Já o prazo de Filiação Partidária, para cidadãos não políticos que desejam se filiar a determinada legenda para concorrer às Eleições de 2024, encerra-se neste sábado (06).
De acordo com a planilha “Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias” disponível para consulta no portal do Tribunal Superior Eleitoral, existem 14 órgãos partidários vigentes e cadastrados em Bariri (última consulta realizada às 17h45 de quinta-feira, 04 de abril). As legendas ativas são: AVANTE; MDB; PDT; PL; PODEMOS; PP; PRD; PSB; PSD; PSDB; PT; REPUBLICANOS; SOLIDARIEDADE; e UNIÃO BRASIL. 
Até o fechamento desta edição, não foi possível consultar a composição completa de cada partido por conta do prazo. No entanto, nossa reportagem apurou nos bastidores, junto aos presidentes e filiados das 14 legendas, os nomes destaques que compõem cada um dos partidos. Confira a listagem a seguir:

 

AVANTE


O Avante Bariri é presidido por Ícaro Polonio. O partido recém-chegado a Bariri tem ainda João Domingos Cardoso Leonel, o Jota Cardoso, como vice-presidente. Nesta semana, o Avante recebeu  a filiação do veterinário e Presidente da Câmara Municipal, Airton Pegoraro, anteriormente filiado ao MDB. Pegoraro, que cumpre seu segundo mandato como vereador, já firmou seu nome como pré-candidato a prefeito nas Eleições 2024, encabeçando a chapa do Avante na corrida eleitoral. Nas eleições 2020, ele foi o vereador mais votado em Bariri, com 792 votos (5,05%). 
Outro nome conhecido que migrou para o Avante nesta semana foi o do advogado e vereador Leandro Gonzalez, anteriormente filiado ao Podemos. Leandro, também cumpre seu segundo mandato como vereador, é um dos possíveis nomes apontados como pré-candidato a vice-prefeito de Airton Pegoraro, no entanto, o grupo deixou claro que o nome do vice ainda está em aberto. Nas Eleições 2020, Leandro Gonzalez foi o segundo vereador mais votado, com 674 votos (4,30%). 
Mais dois nomes populares que se filiaram ao Avante são do jornalista José Iraldo Androciolli Júnior “Vavá” e da educadora Juliana Francisca Rodrigues, conhecida como a Juliana da Inclusão por sua atuação no Social. Nas Eleições 2020, Juliana concorreu como vice-prefeita de Parraguinha, obtendo 2.019 votos (12,64%). Vavá é criador do perfil “Tailler Androciolli” nome de seu cão da raça Rottweiler. Com mais de 4,4 mil seguidores no Facebook, o perfil é conhecido por publicar denúncias de baririenses e expor mazelas do Poder Público. Vavá também é autor da primeira denúncia que pedia a cassação do mandato do ex-prefeito Abelardinho por quebra de decoro. 

 

MDB


O MDB Bariri é presidido por Elpídio Beltrame. O principal nome da legenda é o atual Prefeito Municipal de Bariri, Fernando Foloni, que deixou o Cidadania em novembro do ano passado para se filiar ao MDB, após a cassação do ex-prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho, que também é filiado a legenda. Foloni é o nome natural de pré-candidato a prefeito para encabeçar a chapa do MDB nas Eleições 2024.
Nesta semana, o vereador Paulo Egídio Grigolin anunciou que deixou o PP para se filiar ao MDB. Grigolin cumpre seu primeiro mandato de vereador no Legislativo, tendo sido eleito com 314 votos (2%) nas Eleições 2020. Nos bastidores políticos, o nome de Grigolin foi apontado como possível pré-candidato a vice-prefeito para compor chapa ao lado de Fernando Foloni. Em discurso na Câmara Municipal, o vereador se disse surpreso com tal especulação. 
O também vereador Luis Renato Proti “Escadinha” disse à nossa reportagem que permanece no MDB, partido no qual se elegeu em 2020 com 636 votos (4,06%). Escadinha também cumpre seu primeiro mandato no Legislativo. 

PDT

O PDT Bariri é presidido por Gilson de Souza Carvalho, que também é presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bariri. Nas Eleições 2020, Gilson alcançou 451 votos (2,88%) e ficou de suplente. Nas Eleições Gerais de 2022, ele concorreu como Depurado Federal, também pelo PDT, contabilizando 748 votos e sendo o sexto Deputado Federal mais votado da cidade. Gilson é autor da segunda denúncia que pedia a cassação do ex-prefeito Abelardinho por quebra de decoro – denúncia acatada pela câmara que culminou no impeachment de Abelardinho. 
Clovis Roberto Bueno, o Clovinho migrou para o PDT. Clovinho cumpriu mandato de vereador por cinco legislaturas em Bariri (1993-1996 / 1997-2000 / 2001-2004 / 2005-2008 / 2009-2012).

 

PL


O PL Bariri é presidido pela educadora Ana Fabíola Camargo Fanton Rodrigues. Um dos nomes que migrou para a legenda foi o do radialista Laudenir Leonel “Sertão”, que, anteriormente, era filiado ao Podemos, partido com o qual contabilizou 547 votos (3,49%) em 2020, ficando de suplente. Em abril de 2018, Laudenir Leonel foi convocado para assumir uma cadeira no Legislativo; ele também era suplente na época. O nome de Sertão é apontado como possível pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Edcarlos Santos. 
A ex-vice-prefeita Tereza de Lourdes Camargo e o ex-vereador Donizete Luís Pessotto, também são nomes populares filiados ao PL em Bariri. Tereza foi vice-prefeita por dois mandatos (2001-2004 / 2005-2008). Dr. Pessotto também cumpriu duas legislaturas consecutivas no Legislativo (2001-2004 / 2005-2008).
O suplente de vereador Rogério Xavier migrou do PDT para o PL. Nas Eleições 2020, Rogério obteve 367 votos (2,34%). Ele é servidor público na Prefeitura Municipal de Itaju. 
O empresário e ativista da causa animal, Roni Romão, é outro nome conhecido que se filiou ao PL. 
O ex-presidente do Umuarama Clube, Ganimedes Masson migrou do MDB para o PL. Ganimedes também é um dos nomes cotados para ser vice-prefeito na chapa encabeçada por Edcarlos Santos.

 

PODEMOS

O Podemos Bariri é presidido pelo bombeiro militar e ex-vereador Wellington Pollonio Bof, o Parraguinha. Candidato a prefeito nas Eleições 2020, Parraguinha contabilizou 2.019 votos (12,64%), ficando em quarto lugar. Ele é apontado como possível pré-candidato a prefeito na chapa encabeçada por Neto Leoni (PSD) para as eleições deste ano.
À nossa reportagem, Parraguinha disse que o Podemos ainda está aguardando a definição de alguns nomes que irão se filiar ao partido até amanhã (06).

 

PP


O PP Bariri é presidido por Daniel de Oliveira Rodrigues. Um dos principais nomes relacionados à legenda é o do vereador Edcarlos Santos, que é pré-candidato à prefeito nas eleições deste ano, mas a filiação de Edcarlos ao PP ainda não foi oficialmente confirmada até o fechamento desta edição. A definição oficial da legenda partidária de Edcarlos está marcada para esta sexta-feira (05). O Ato de Filiação ocorre a partir das 17h no Restaurante do Luizinho (avenida Claudionor Barbieri, 744, Centro). Anteriormente filiado ao PSDB, Edcarlos cumpre seu segundo mandato no Legislativo, tendo alcançado 385 votos (2,46%) nas Eleições 2020.
O suplente de vereador Evandro Folieni confirmou à nossa reportagem que permanece no PP, mesmo partido no qual contabilizou 313 votos nas Eleições 2020. Evandro foi vereador na legislatura 2017-2020.
Marlene Bolline Tessaroli, suplente do vereador Edcarlos Santos, migrou do PSDB para o PP. Marlene cumpriu um mandato legislativo na Câmara de Bariri (1997-200). Nas Eleições 2020, ela contabilizou 340 votos (2,17%).

 

PRD

O PRD Bariri é presidido por Valdenice Sevalho. À nossa reportagem, Valdenice disse que a legenda ainda está conversando com possíveis pré-candidatos a vereadores e que a lista de filiados ainda não foi totalmente definida. Mesmo preferindo não destacar nenhum nome, ela garantiu que o PRD irá concorrer ao pleito deste ano com uma chapa completa de vereadores. Valdenice também reforçou que, em breve, o PRD irá definir a coligação partidária.  

 

PSB

O PSB Bariri também é presidido por Gilson de Souza Carvalho. À nossa reportagem, Gilson confirmou que, no momento, é pré-candidato a vereador pelo PSB. Ele também colocou seu nome à disposição da chapa encabeçada por Airton Pegoraro (Avante) como pré-candidato a vice.
O empresário, perito criminal e especialista em rejuvenescimento humano, dr. Paulo Crepaldi, também confirmou que se filiou ao PSB. 
O também empresário Paulo Andreoli, conhecido como Paulo Kezo, se filiou ao PSB. 

 

PSD


O PSD Bariri é presidido por Francisco Leoni Neto, que anteriormente era filiado ao PSDB. Neto Leoni foi prefeito por três mandatos em Bariri (2001-2004 / 2005-2008 / 2017-2020). Nas Eleições 2020, ele também concorreu como prefeito e alcançou 3.212 votos (20,10%), ficando em terceiro lugar.
Outro nome conhecido da política que migrou para o PSD nesta semana é o do advogado e vereador Ricardo Prearo, que anteriormente pertencia ao PDT. Prearo cumpre seu quarto mandato como vereador no Legislativo. Nas eleições 2020, ele foi eleito com 639 votos (4,08%), sendo o terceiro vereador mais votado.
O ex-vereador e enfermeiro Rubens Pereira dos Santos, o Rubinho, também deixou o PSDB para se filiar ao PSD. Ele exerceu mandato no Legislativo por seis vezes (1989-1992 / 1997-2000 / 2001-2004 / 2005-2008 / 2013-2016 / 2017-2020). Rubinho também já exerceu o cargo de prefeito de Bariri em 2010 após o afastamento de Dito Mazzoti. Nas eleições 2020, ele não conseguiu se eleger, mas obteve 274 votos (1,75%). Rubinho é um dos cotados, nos bastidores, como possível pré-candidato a vice de Neto. 
Mais um nome popular que se filiou ao PSD é Leonardo Gonzaga, filho do ex-prefeito de Bariri, Luiz Gonzaga Febraro, falecido em 17 de maio de 2013, aos 50 anos, vítima de infarto fulminante. À nossa reportagem, Leonardo disse que se filiou ao PSD a convite de Neto Leoni, com a intenção de participar das eleições 2020. Ele alega que colocou seu nome à disposição do partido. 

PSDB

                        

O PSDB Bariri é presidido por Rogério Aparecido de Morais, que anteriormente presidia o PSB. À nossa reportagem, Rogério afirma que, para as Eleições 2024, o partido chegará “totalmente remodelado”, com o objetivo de resgatar a legenda que possui nomes nacionais fortes, como Fernando Henrique Cardoso, Mario e Bruno Covas, além do Deputado Estadual Vinicius Camarinha.  Rogério, no entanto, preferiu não fornecer nenhum outro nome que se filiou à sigla neste momento.

 

PT

O PT Bariri é presidido por Oscar Naufal, que deixou o cargo de superintendente do Saemba na última semana. À nossa reportagem, Oscar disse que a legenda do presidente Luis Inácio Lula da Silva não teve grandes mudanças em Bariri neste período de Janela e Filiação partidárias. Naufal exerceu o cargo de vereador por duas legislaturas em Bariri (1997-2000 / 2001-2004). Nos bastidores políticos, o nome de Naufal também circula como uma das possíveis opções de vice-prefeito, para compor a chapa de Fernando Foloni (MDB).

 

REPUBLICANOS


O Republicanos Bariri é presidido pelo Major Alessandro Gea de Souza. O ex-vereador Armando Preazzelli, anteriormente filiado ao Podemos, migrou para a legenda do Governador Tarcísio de Freitas. Perazzelli cumpriu mandato de vereador no Legislativo por um mandato (2017-2020), período no qual pertencia ao PV. Nas eleições 2020, ele não se elegeu, obtendo 141 votos (0,90%).
O também ex-vereador e ex-conselheiro tutelar Deolindo Scandolera Filho, anteriormente do PV, se filiou ao Republicanos. Deolindo cumpriu mandato de vereador no Legislativo por um mandato (2013-2016).
Mais um nome popular que migrou para o Republicanos é o de Valentina Navarro, a Valentina da Ambulância. Anteriormente no PTB, Valentina é suplente de vereador, tendo alcançado 314 votos (2%) nas Eleições 2020.
A educadora Aline Mazo Prearo também confirmou à nossa reportagem que se filiou ao Republicanos.

 

SOLIDARIEDADE


O Solidariedade Bariri é presidido por Wagner Brasil de Barros. A conselheira tutelar Cristiane Pultrini é um nome conhecido que se filiou à legenda. 
O empresário Giovani Camargo Valencise também confirmou à nossa reportagem que migrou para o Solidariedade. Anteriormente filiado ao PSDB, nas Eleições 2020, Giovani contabilizou 194 votos (1,24%). 
O Solidariedade ainda recebeu a filiação do advogado David Oliveira França, secretário adjunto da 180ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Bariri. 
A jornalista e professora de inglês Cleo Santos, fundadora do Clube do Livro “Café com Leitura” e colaboradora da Associação Quilombo, também confirmou à nossa reportagem que se filiou ao Solidariedade. 

 

UNIÃO BRASIL


O União Brasil é presidido pela vereadora Myrella Soares da Silva. Myrella cumpre seu primeiro mandato no Legislativo; nas Eleições 2020, ela contabilizou 343 votos (2,19%), entrando para a história como a primeira mulher transexual eleita para um cargo público em Bariri. Nos bastidores, Myrella também é apontada como um dos possíveis nomes de pré-candidata a vice para compor chapa com Airton Pegoraro (Avante).
Outro nome popular do União Brasil é o da vice-presidente da legenda, Maria Pia Betti Pio da Silva Nary, ex-vice-prefeita e ex-vereadora. Nas Eleições 2020, Maria Pia concorreu ao cargo de prefeita e ficou em segundo lugar, com 3.432 votos (21,48%). 
O empresário Carlos Sampietro, que concorreu como vice-prefeito ao lado de Maria Pia em 2020, migrou do PP para o União Brasil.
A legenda também conta com o nome de Luciana Lucínio, presidente do Lar Amor e Vida (LAV) Bariri, instituição que acolhe provisoriamente crianças em situação de vulnerabilidade.